-->

Manifestantes anti-Wall Street protestam contra bancos

Publicidade
Os manifestantes 'anti-Wall Street' de Nova York, impulsionados por sua vitória na sexta-feira, se preparavam neste sábado para um dia com ao menos três manifestações, incluindo uma na Times Square no dia mundial de ação dos 'indignados'.

Uma primeira manifestação está prevista contra o banco Morgan Chase
Uma primeira manifestação está prevista contra o banco Morgan Chase. Os manifestantes prevêem ir "em massa" a uma sucursal e fechar suas contas para denunciar "a tendência" do banco "ao comportamento irresponsável".

Essa entidade "demitiu 14.000 pessoas desde que recebeu 94,7 bilhões" de dólares do governo, afirma o site do grupo.

O Occupy Wall Street (OWS) também prevê participar de uma manifestação que marca o décimo aniversário do início da invasão americana no Afeganistão, antes de uma terceira manifestação na Times Square às 17h00 locais (18h00 de Brasília) em meio ao dia mundial de ação dos 'indignados'.

Os manifestantes 'anti-Wall Street' de Nova York obtiveram na sexta-feira uma vitória ao menos provisória com a suspensão das operações de limpeza da praça que ocupam desde 17 de setembro no coração do bairro financeiro, que obrigaria a retirada do local.

De Madri a Nova York, 951 cidades em 82 países fazem seu protesto dos 'indignados' neste sábado, manifestando-se contra o sistema financeiro e a crise, no primeiro dia de protesto planetário do movimento, que completa cinco meses desde seu nascimento na Espanha.

Fonte: AFP

Com estabilidade e governo popular
protesto no Brasil é bastante fraco
Manifestantes ao redor mundo saíram às ruas para protestar contra a "ganância corporativa" e políticas neoliberalistas. No Brasil, o movimento tomou o nome de Democracia Real Brasil e diversos protestos foram organizados em algumas capitais do País. A mobilização ocorreu, principalmente, pelo Facebook. Há manifestações pelo menos em São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Salvador.

Na capital paulista, algumas dezenas de pessoas se reuniram no Largo São Bento e marcharam até o Vale do Anhangabaú. De acordo com organizadores do protesto, há 300 pessoas acampadas em barracas no local, onde ficarão por tempo indeterminado. Rafael Vila Nova, um dos organizadores em São Paulo, lamentou a presença de partidos políticos na marcha, mas disse que foram feitas negociações para que eles se retirem do acampamento em dois dias.

A inspiração para as manifestações vem do movimento Occupy Wall Street, iniciado em Nova York, que por sua vez tem raízes em ocupações realizadas em Madri e Barcelona, na Espanha, no início do ano. Neste sábado, há protestos e acampamentos em diversos outros países, como Bósnia, Japão, Austrália, Nova Zelândia e Inglaterra.

Fonte: Terra
Advertisemen