-->

Em Santa Cruz do Capibaribe, loja vendia confecção cuja matéria-prima era lixo hospitalar dos EUA

Publicidade
Profissionais da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e da Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa) recolhem, na tarde deste sábado (15), mais material das lojas NA Intimidade, no Interior pernambucano, suspeitas de vender lençóis e fronhas de lixo hospitalar proveniente dos EUA.

Segundo contêiner com lixo hospitalar foi apreendido no Porto de Suape
Localizadas em Santa Cruz do Capibaribe-PE e em Toritama-PE, no Agreste do Estado, as lojas interditadas na tarde dessa sexta-feira, possuem nas respectivas fachadas o nome-fantasia Forro de Bolso. A matriz da loja fica em Santa Cruz do Capibaribe, na Avenida Prefeito Braz de Lira, nº 534, Centro da Cidade, enquanto a filial de Toritama está localizada na PE-90, nº 1390, no trecho da Vila Nova Detel.

Veja Também
» Lençol de lixo hospitalar dos EUA é revendido no Brasil

Parte do material já foi recolhido ontem, no entanto, as agências irão apreender mais produtos têxteis para análise no Instituto de Criminalística (IC).

O diretor da Apevisa, Jaime Brito, comunicou que todo o material vai ser periciado. "Não podemos afirmar, neste momento, que as manchas são de sangue, ferrugem ou outra coisa. Precisamos realizar um perícia para ter certeza". Ele afirmou que o estabelecimento sofreu uma interdição cautelar. O prazo para a empresa apresentar a defesa é de 90 dias.

Mais Lixo
A Receita Federal informou, na manhã dessa sexta-feira, que outros 14 contêineres, provavelmente carregados de lixo hospitalar norte-americano, vão chegar ao Porto de Suape, no município do Cabo de Santo Agostinho, no Grande Recife.

"Sabemos que a carga foi importada pela mesma empresa de Santa Cruz do Capibaribe. Só vamos ter a certeza de que se trata de lixo hospitalar quando os contêineres forem abertos, mas é muito provável que seja", afirmou Carlos Eduardo Oliveira, inspetor-chefe da Receita Federal em Suape. Só na segunda-feira, a Receita Federal vai saber a data exata que esta nova carga chega ao Brasil.

Entenda o caso
O primeiro contêiner com lixo hospitalar norte-americano foi descoberto pela Receita Federal na terça-feira. Um dia depois, um novo contêiner, com carga semelhante e exportado e importado pelas mesmas empresas, foi detectado. Todo o material foi inspecionado e lacrado. A Justiça brasileira vai decidir se a carga será incinerada ou se retornará aos EUA.

Fontes: NE 10, Jornal do Commercio e TV Jornal
Advertisemen