-->

Agrônomo ensina a apressar frutificação do bacurizeiro

Publicidade
O agrônomo da Embrapa Urano de Carvalho responde à pergunta de José Raimundo Moreira Viana, de Codó-MA, que tem receio de formar um pomar de bacuri porque a árvore demora a produzir.

O bacurizeiro pode atingir até 40 metros de altura. A flor dessa árvore nativa da Amazônia é uma das flores que tem mais néctar e seu fruto é coletado no solo. A palavra bacuri significa ‘fruto que cai e amadurece’.

Por ter uma casca muito grossa, o fruto (foto ao lado) não sofre danificações quando cai.

“A semente do bacurizeiro leva de dez a 12 anos para dar os primeiros frutos”, diz o agrônomo Urano de Carvalho da Embrapa Amazônia Oriental, em Belém, no Pará.

Uma das maneiras de acelerar o processo é manejar os brotos que surgem da própria raiz da árvore adulta. “Ele brota de raiz. O primeiro passo é tirar os ramos laterais e deixar crescer até cerca de um a dois metros de altura”, explica o agrônomo.

Outro jeito é através da enxertia. A semente retirada do fruto deve ser mantida na água ou em substrato úmido para não ressecar. “Enche o saquinho da muda até a superfície. Não precisa colocar esterco na fase inicial. É só o solo bem arenoso. O bacuri ocorre, predominantemente, em solos arenosos. A primeira etapa é colocar a semente no centro do recipiente”, orienta Urano de Carvalho.

Com 15 dias a semente já começa a apontar raiz. Mas a parte área demora de 500 a 700 dias para apontar, um processo que pode ser acelerado. Veja no vídeo a explicação completa.

A Embrapa Amazônia Oriental tem um livro com mais informações sobre o bacuri.

Embrapa
Caixa Postal 48
BELÉM – PA
CEP. 66095-100

Fonte: G1 - Globo Rural
Advertisemen