-->

Twitter comemora 5 anos com uma média de 140 milhões de tuítes por dia

Publicidade
No dia 21 de março de 2006, um dos fundadores do Twitter, Jack Dorsey, postava sua primeira mensagem na rede social: "Inviting coworkers" ou "convidando os colegas de trabalho". Cinco anos depois, palavras como hashtags, trending topics, tuitar e retuitar incorporaram-se ao vocabulário da internet. Hoje, o microblog recebe uma média de 140 milhões de tuítes por dia. Com relação ao número de usuários, só na última sexta-feira (12), foram mais 500 mil novas contas.


Criado pelos americanos Biz Stone, Evan Williams e Jack Dorsey , o Twitter permite escrever mensagens com um máximo de 140 caracteres. No início, chamava twttr, mas para facilitar a pronúncia, as vogais foram adicionadas. Em cinco anos, um dos marcos do microblog foi a morte do cantor americano Michael Jackson. Em 25 de junho de 2009, foram enviadas 456 mensagens por segundo - recorde para a época. A virada de 2010 para 2011 ultrapassou esse número, com a rede atingindo a marca de 6.939 tuítes por segundo.

De lá pra cá, a rede social tem sido usada por muitos famosos - outros viraram celebridade na própria rede, como a ex-BBB Tessália. O ator Ashton Kutcher, marido de Demi Moore, é um dos usuários mais populares. Em abril de 2009, atingiu 1 milhão de seguidores, após uma competição com a rede CNN para saber quem conseguiria atingir a marca.

No Brasil, o apresentador Luciano Huck é um dos que tem o maior número de seguidores. São mais de 2,8 milhões. O curioso é que antes de entrar na rede, Huck chegou a ter uma página fake (criada por outra pessoa) como diz o seu tuíte de estreia: "Aqui é o Luciano Huck, o verdadeiro, e estou p... que tem um mané fingindo que sou eu e seguindo um monte de gente" (maio de 2009).

Até a presidente Dilma Rousseff cedeu à popularidade da rede social, não por acaso no ano eleitoral. "Bom dia, boa tarde, boa noite p/ quem me lê em qquer lugar do mundo. Começo hoje minha aventura no twitter. Quero aprende c/ vcs" (abril de 2010). No mesmo ano, Dilma foi a segunda personalidade mais falada no microblog, ficando atrás apenas do cantor Justin Bieber.

Números
» 3 anos, 2 meses e 1 dia. O tempo que levou desde o primeiro até o bilionésimo tuíte
» 50 milhões é o número médio de tuítes enviados por dia, um ano atrás
» 140 milhões é o número médio de tuítes enviados por dia, no mês passado
» 6939 tuítes por segundo. Recorde atual, conjunto de 4 segundos depois da meia-noite no Japão, no Ano Novo
» No dia 12 de março, a rede social contabilizou mais de 500 mil novas contas

Fonte: Dados oficiais do Twitter

Aplicativos úteis
» Para encurtar a URL
http://www.moourl.com/
http://migre.me/
http://okm.me/
http://bit.ly/

» Para inserir foto
http://www.twitpic.com/
http://twitgoo.com/
http://yfrog.com/

» Para inserir video
http://www.twitvid.com/
http://yfrog.com/

» Para aparelhos móveis
Nokia – Gravity (pago), tweets60 (gratuito)
Android – twidroid
iPhone – (Twitterrific, Echofon, Twittelator, Tweetdeck)
Windows Phone – Twikini
Android, Pocket PC, BlackBerry, Symbian, Java (J2ME) – Twitter Aplicativo

» Aplicativos e softwares para desktop
Twhirl
TweetDeck
Twitterrific
Digsby
Advertisemen