-->

Rubens Pereira Júnior faz cobranças à Fapema

Publicidade
A profusão de denúncias contra a Fapema (Fundação de Amparo à Pesquisa), que ganhou repercussão nacional através da Revista Veja (edição da semana passada), motivou o deputado Rubens Júnior a cobrar, nesta segunda-feira, 7, explicações da presidente da Fundação, Rosane Guerra, e do Governo do Estado.

Rubens Júnior: denúncias são seríssimas, com repercussão nacional. Foto: Reprodução
por Viviane Menezes

Sob o título “Beleza de Auxílio”, a nota publicada na Revista Veja diz que a Fapema, organização ligada à Secretaria de Ciência e tecnologia, pagou bolsas de “auxílio à pesquisa” a ex-prefeitos, secretários de estado e lideranças regionais petistas. E mais: a distribuição irregular de bolsas será investigada pelo Ministério Público. Rubens Júnior também destacou que as denúncias também repercutiram na imprensa local e blogs.

O deputado afirmou que apresentará requerimento à Mesa Diretora convocando a presidente da Fapema, Rosane Guerra, a dar explicações sobre as denúncias. Ele também pediu um posicionamento oficial do governo, através da bancada governista na Assembleia. “Não é perseguição política! Não é retaliação! Não é revanchismos! Não é ser oposição por ser oposição! São denuncias seríssimas, com repercussão nacional”.

Segundo Rubens Júnior, a denúncia que mais chamou a atenção é a que envolve dirigentes do Partido dos Trabalhadores, que receberam o mais de R$ 30 mil em 2010. “Nós queremos saber quais foram os trabalhos apresentados por esses Dirigentes Partidários. Do contrário, pode parecer desvio de finalidade. Pode parecer Contemplamento a apadrinhados políticos”.

Com base em informações veiculadas na imprensa, Rubens Júnior destacou que estariam sendo contemplados com bolsas da Fapema os ex-prefeitos dos seguintes municípios: São Vicente de Ferrer, Gonçalves Dias, Cururupu, Arame, e Bela Vista.E as irregularidades beneficiam ainda filhos de blogueiros, advogado, filho de ex-prefeito e coronel. “São denúncias da imprensa. Portanto, esta Casa merece saber [a verdade dos fatos]”.

Valor
Rubens Júnior destacou a importância da Fapema para o desenvolvimento tecnológico e científico: “A Fapema tem como objetivo estimular a ciência e a tecnologia, proporcionando aos pesquisadores maranhenses condições para realizações de projetos de pesquisas e intermediando a transformação do conhecimento cientifico em instrumento capaz de contribuir para a redução das assimetrias sociais”.

Após destacar o valor das atividades sociais da Fapema, o deputado lamentou o fato de ocupar a tribuna para repercutir escândalos. “Poderíamos estar fazendo elogios a essa tão necessária Fundação. Mas, lamentavelmente, estamos assistindo um dos últimos setores do governo que não tinha sido utilizado para esquemas políticos sendo dilapidado com pagamento sem embasamento legal para aliados da governadora Roseana Sarney”.

Rubens Júnior destacou ainda que todas as decisões da Fapema vêm por meio do conselho de administração. “Cabe ao conselho a orientação geral da função e as decisões maiores da política cientifica, administrativa e patrimonial”. Ele citou dentre alguns membros do conselho o Secretário de Ciência e Tecnologia João Bernardo Bringel, o Secretário de Planejamento Fabio Gondim, a atual Presidente da Fapema, Rosane Guerra, e o reitor da Uema, José Augusto Oliveira.

Fonte: Portal Vermelho
Advertisemen