-->

São Luís está sem ônibus

Publicidade
Motoristas e cobradores de ônibus de São Luís entraram em greve a zero hora de hoje. Cerca de 450 mil pessoas estão sem transporte público.  A Justiça determinou que 60% dos veículos da frota permaneçam circulando. Mesmo assim, praticamente não há ônibus nas ruas.

A categoria pede aumento no salário, mas os empresários oferecem um percentual menor do que o exigido.



As seis capitais brasileiras que possuem metrô em operação transportam por dia, apenas 11% da população, em média. De acordo com a Folha Onine, o índice não é mais baixo porque São Paulo puxa o número para cima - atende a 30% dos paulistanos.

Belo Horizonte, que começou a construir seu metrô em 1983, transporta apenas 6,9% da população. No Rio, a segunda capital mais populosa do país, 8,9%. O menor índice é o do metrô de Teresina, 1,6%. Além das quatro cidades, têm metrô Recife e Brasília.

Os poucos metrôs do país colecionam casos de ilegalidade, lentidão, inoperância, erros e conflitos políticos que tornam a maioria deles ineficiente. Em Fortaleza e Salvador, as obras completaram dez anos, mas nenhum passageiro foi transportado. Os projetos foram paralisados por falta de verbas, auditorias do TCU (Tribunal de Contas da União) e disputas políticas.

Com informações de G1 e Portugal Digital.

Nota do blogueiro: Com a greve de ônibus em São Luís, pode-se pensar em metrô como solução. Porém, parece que outra alternativa deve ser implantada ou o exemplo de São Paulo deve ser seguido, é o único que atende os objetivos. Quem segue do interior para a rodoviária deve se preparar para a corrida de táxi.
Advertisemen