-->

Deoclides Macedo e Roberto Rocha inauguram escola de tempo integral

Publicidade
O Deputado Federal do PSDB Roberto Rocha (discursando) prestigiou, ontem à noite, em Porto Franco, a inauguração da primeira escola de tempo integral da região Sul do Maranhão. Participaram da solenidade o prefeito Deoclides Macedo, a secretária de educação, Marilena Queiroz de Almeida, o ex-secretário de ciência e tecnologia do estado, Othon Bastos, o deputado federal Domingos Dutra, vereadores de Porto Franco e das cidades vizinhas, autoridades religiosas e o idealizador do projeto: professor doutor Pedro Demo. A inauguração contou com a presença, ainda, dos alunos e familiares, sobretudo das mães, pois também foi comemorado o Dia das Mães.

A escola se chama “Escola de Tempo Integral Paulo Freire”, em homenagem ao educador brasileiro que revolucionou a metodologia de alfabetização de comunidades carentes, integrando a pedagogia à vida. Inserida na filosofia da educação como transformadora da sociedade, na escola os alunos aprendem, além de conteúdos tradicionais, lições de cidadania, esporte, informática, arte e cultura, dentre outras.

São 150 alunos atendidos o dia inteiro, divididos em cinco turmas de 30 alunos cada, do 1º ao 5º ano da educação fundamental, moradores dos bairros Entroncamento, Vila Cibrazém e Vila São Francisco. Durante o dia, eles assistem às aulas, fazem atividades esportivas, recebem quatro refeições e têm reforço escolar. Para atender às atividades, que são realizadas das 7h30min às 17h30min, a escola conta com cinco salas de aula, biblioteca com obras de didáticas e literárias, um laboratório de informática com 20 computadores, refeitório, auditório e quadra poliesportiva, sala de professores, secretaria e direção.

A proposta educacional é sustentada por um grupo base, formados por 20 professores, que desenvolvem a proposta pedagógica estudando com o idealizador, professor Pedro Demo, da UNB, dentro do projeto denominado “Aprender Bem”. Este projeto já foi implantado, com sucesso, em Campo Grande (MS), o que fez a prefeitura de Porto Franco se decidir por implantá-lo. “Foram praticamente dois anos de trabalho, formando professores, analisando outras propostas inovadoras de educação, como os CIEPS e recebendo a assessoria técnico-científica do professor Pedro Demo. E o resultado é uma escola que se traduz na atenção integral ao estudante e na formação das crianças e jovens de Porto Franco, que vão ser preparados para a vida com educação de qualidade”, frisou Deoclides Macedo, prefeito.

Para Roberto Rocha, a iniciativa inovadora da escola está em sintonia com a filosofia de trabalho do prefeito de Porto Franco. “Este é um empreendimento que orgulha o povo dessa nossa região e a todos nós, maranhenses. Essa é uma escola diferente e essa diferença as pessoas vão perceber no dia a dia. Ela está dentro do perfil inovador e empreendedor do prefeito Deoclides.”
Advertisemen