-->

Corrida Presidencial

Publicidade
Considerei os textos abaixo, os melhores sobre a pesquisa presidencial feita pelo Ibope por encomenda da Associação Comercial de São Paulo. Clique no link e veja a reportagem completa.

CORREIO BRAZILIENSE
Pesquisa Ibope divulgada ontem mostra o pré-candidato à Presidência da República José Serra (PSDB) com 36% das intenções de voto e Dilma Rousseff, do PT, com 29%. O tucano está sete pontos percentuais à frente da ex-ministra da Casa Civil. No último levantamento, a diferença era de apenas cinco pontos.

O estudo, encomendado pela Associação Comercial de São Paulo, revela ainda o pré-candidato do PSB, o deputado federal Ciro Gomes (CE) com 8% e a senadora Marina Silva, do PV-AC, com o mesmo percentual. As entrevistas foram feitas entre 13 e 18 de abril. Em um possível segundo turno, Serra venceria com 46% dos votos. Nesse cenário, Dilma Rousseff teria 37%.

Rejeição
A maior taxa de rejeição dos candidatos pelo eleitorado é de Ciro Gomes, com 48%. Marina Silva soma 43%; enquanto Dilma Rousseff fica com 34%; e José Serra, 32%.

AGÊNCIA BRASILEIRA DE NOTÍCIAS
Ainda é muito cedo para definições, mas o ex-governador José Serra vai aos poucos ampliando a sua vantagem sobre a ministra Dilma Roussef, sua adversária, nas pesquisas de opinião, e a diferença tende a crescer muito mais quando o candidato Ciro Gomes, do PSB, atendendo ao pedido do seu partido, retirar a sua candidatura do páreo presidencial.

ÚLTIMO SEGUNDO
O resultado da pesquisa do Ibope divulgada nesta quarta-feira deve servir como um sinal de alerta para a coordenação da campanha da ex-ministra Dilma Rousseff, dizem especialistas ouvidos pelo iG. Para eles, a sondagem mostra que os estrategistas do PT terão que trabalhar muito para superar a inexperiência da candidata em disputas eleitorais.

ESTADÃO
Além de pesquisar a intenção de voto, o Ibope sempre inclui em seu questionário uma pergunta que pretende medir o potencial de voto dos candidatos. Essa pergunta é importante porque indica os limites de cada candidatura, dividindo o total do eleitorado em três grandes categorias no que se refere àquele presidenciável: os que votariam nele, os que o rejeitam e os que não o conhecem.

Líder nas intenções de voto, José Serra (PSDB) também tem o maior potencial de voto. Segundo o Ibope, 61% dos eleitores dizem que votariam ou ao menos poderiam votar no tucano para presidente. Dilma Rousseff (PT) vem a seguir: seu potencial de voto soma 52% do eleitorado.
Advertisemen