-->

Aulões do Mais Ideb movimentaram professores e alunos

Publicidade
Um clima de entusiasmo tomou conta de professores e alunos durante os aulões de Língua Portuguesa e Matemática realizados neste sábado (30), em escolas de diversas Unidades Regionais de Educação (URE’s). Foi o último de cinco aulões realizados pelas escolas da rede estadual de ensino, sob a coordenação das regionais, antes do 3º Simuladão Mais Ideb, que acontecerá nesta terça-feira (03).

Os aulões fazem parte das ações do Plano Mais IDEB, criado pelo governador Flávio Dino para melhorar os índices educacionais do estado. Também integram o Plano a formação continuada de professores e o acompanhamento e monitoramento de indicadores. A ação possibilita o reforço de habilidades de leitura, interpretação textual e resolução de problemas por parte dos estudantes e, consequentemente, servem como preparatório para avaliações nacionais como a Prova Brasil, que acontecerá no período de 23 de outubro a 3 de novembro e será censitária, abrangendo estudantes do 5º e 9º anos do ensino fundamental e da terceira série do ensino médio, tanto das redes públicas quanto das privadas, neste último caso, por adesão; E o Exame Nacional de Ensino Médio (Enem 2017) que correrá em dois domingos consecutivos: nos dias 5 e 12 de novembro.

Na URE de São Luís, maior Regional do estado, os aulões mobilizaram mais de 2 mil estudantes em 11 escolas de 9 polos, além de unidades escolares, que individualmente, estão desenvolvendo ações de reforço de conteúdo.“Os aulões foram estimuladores. Houve um grande envolvimento dos estudantes, professores e gestores escolares, além de todo o apoio de técnicos da Secretaria de Estado da Educação. Nós estamos otimistas com essa mobilização e esperamos melhores resultados no desempenho dos nossos alunos”, pontuou a professora Eva de Moraes, gestora regional de São Luís.

O sábado também foi de salas lotadas em escolas da URE de Timon, na região dos Cocais, onde os estudantes aproveitaram a oportunidade para tirar dúvidas e reforçar o conteúdo.

Na Unidade Regional de Viana os aulões foram realizados em escolas de todos os 13 municípios jurisdicionados à regional. Além dos professores, ex-alunos também se mobilizaram para ajudar a tirar dúvidas dos estudantes que buscam um bom desempenho nas provas do Enem e do Prova Brasil.

A mobilização também foi grande na Unidade Regional de Chapadinha, onde os alunos lotaram as salas de aula para tirar dúvidas e revisar os conteúdos relativos aos componentes curriculares de Língua Portuguesa e Matemática.

Na Ure de Imperatriz 1,3 mil estudantes, de 15 escolas de vários municípios da regional foram às salas de aula em busca de melhorar o conhecimento em Matemática e Língua Portuguesa. Em Pirapemas, alunos do C.E. Pirapemas, o aulão foi substituído por um pré-simulado preparatório para o 3º Simuladão Mais Ideb.

3º Simuladão Mais Ideb

Nesta terça-feira (03) a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) realizará o ‘3º Simuladão Mais Ideb’ que vai envolver estudantes das três séries do Ensino Médio, matriculados em escolas da rede estadual de ensino nas 19 Unidades Regionais de Educação.

A ação é parte do Plano Mais Ideb – um conjunto de estratégias criado pelo governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), com o intuito de melhorar a qualidade educacional maranhense expressa na elevação dos indicadores.

Contemplado no eixo ‘Acompanhamento Pedagógico do Rendimento’, o simulado tem o objetivo de avaliar as habilidades de leitura, interpretação textual e resolução de problemas com base na Matriz de Referência de Língua Portuguesa e Matemática para todas as séries, ao mesmo tempo que prepara os estudantes para o Enem.

Agência de Notícias Maranhão
Advertisemen