-->

Renato Rabelo participa de conferência sobre a situação política

Publicidade
O presidente da Fundação Maurício Grabois e ex-presidente nacional do PCdoB, Renato Rabelo, chega a São Luís no próximo dia 29 de setembro para participar do evento "A frente ampla e o novo rumo para o Brasil: conferência sobre a situação política nacional", que será realizado na Cidade Universitária da Universidade Federal do Maranhão (Ufma).

Segundo o presidente da Fundação Grabois no Maranhão, o professor e jornalista Fábio Palácio, o objetivo do evento é discutir a posição dos comunistas diante a situação política nacional, apresentando propostas para o país sair da crise e retomar o desenvolvimento.

Palácio lembra ainda que a conferência é uma das etapas que antecedem a 14ª Conferência Estadual do PCdoB no Maranhão, evento que será realizado entre os dias 20 e 21 de outubro, na Assembléia Legislativa do Maranhão. A conferência estadual do partido se configura ainda como debate preparatório para o 14º Congresso Nacional do PCdoB, que reunirá, entre os dias 17 e 19 de novembro, em Brasília, militantes de todo o Brasil para discutir novos rumos para o país sob o tema "a defesa da nação, da democracia, do desenvolvimento e dos direitos sociais".

O 14º Congresso do PCdoB pretende construir caminhos para restaurar a democracia e por em prática um projeto nacional de desenvolvimento, que fortaleça a nação, a democracia e o desenvolvimento, protegendo e recompondo os direitos sociais, além de conter a violência e combater a corrupção.

A conferência "A frente ampla e o novo rumo para o Brasil", com a palestra de Renato Rabelo em São Luís, será aberta a comunidade acadêmica e a toda a sociedade ludovicense.

Fundação Maurício Grabois

Em homenagem a Maurício Grabois, um dos principais líderes comunistas do Brasil e um dos fundadores do PCdoB, a legenda criou em 1995 o instituto partidário que leva o nome do militante.

Renato Rabelo apontou o desafio da Fundação Maurício Grabois na atualidade, ao focar no desenvolvimento de uma teoria revolucionária, que “procura construir uma alternativa viável para o tempo em que nós vivemos”.

Em entrevista ao Portal Grabois, o presidente do instituto destacou ainda a importância da entidade para a preservação do legado do PCdoB.

"A Fundação tem se dedicado a um trabalho que eu considero essencial. Esse trabalho de resgate e documentação da memória do PCdoB. Esse resgate é fundamental até mesmo para compreender, não só a história e a contribuição desse partido na história recente brasileira, mas como também o papel que ele teve na história do Brasil", disse Rabelo.

Quem é Renato Rabelo?

Renato Rabelo nasceu em 1942, em Ubaíra, interior da Bahia. Sua militância teve início no movimento estudantil, quando ingressou na Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia. Em 1966, foi eleito vice-presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE). Participou ativamente da luta de oposição à ditadura militar, tendo ingressado no Partido Comunista do Brasil (PCdoB), em 1972. No exílio, viveu em Paris.

No final de 1979, com a Anistia, retorna ao Brasil e realiza intenso e ininterrupto trabalho na construção orgânica e ideológica do Partido, como membro de seu Secretariado. Em 2001, por indicação de João Amazonas, líder histórico dos comunistas, Rabelo foi eleito presidente da legenda. Participou das coordenações das cinco campanhas de Lula, desde 1989, e também das campanhas da presidenta Dilma Rousseff. No segundo mandato do presidente Lula, passou a integrar o Conselho Político do Governo da República.

Na gestão de Renato Rabelo à frente do PCdoB se destacam, entre outras realizações, o Programa Socialista, que representou uma importante atualização do pensamento programático dos comunistas brasileiros. Já com o documento “PCdoB 90 anos”, o Partido fez uma nova síntese de sua própria trajetória histórica, corrigindo abordagens parciais, até então existentes.

Em maio de 2015, Renato Rabelo deixou a Presidência do PCdoB, sendo substituído pela deputada federal Luciana Santos (PE).

Serviço

O que: "A frente ampla e o novo rumo para o Brasil: conferência sobre a situação política nacional".
Quando: 29 de setembro, às 17h.
Onde: Centro Paulo Freire (Ufma).⁠⁠⁠⁠



Imprensa PCdoB São Luís
Advertisemen