-->

Adesão do Maranhão é objeto da exposição

Publicidade
Em comemoração aos 194 anos da Adesão do Maranhão à Independência do Brasil, o Arquivo Público do Estado do Maranhão (Apem), em parceria com o Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão (IHGM), realiza a exposição ‘28 de Julho, 194 anos da Independência do Maranhão: Documentos e Obras Raras’. A abertura será realizada nesta quinta-feira (27), às 16h30, no hall do Arquivo Público, na Rua de Nazaré, Centro Histórico de São Luís. A exposição permanece aberta ao público até o dia 31 de agosto, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 18h.

A exposição reúne obras raras que retratam de momentos históricos do processo de adesão do Maranhão à Independência do Brasil em meados do século XIX. O objetivo é oferecer ao público uma oportunidade de conhecer um pouco mais da história do Maranhão, por meio de documentos raros.

Pelos documentos é possível entender a intensa repressão do então governador do estado colonial português aos que propagavam a adesão do Maranhão à independência. Somente em 28 de julho de 1823, quase um ano depois, o Maranhão aderiu ao processo emancipatório do Brasil.

No dia 28 de julho de 1823, o Maranhão deixou de ser estado colonial de Portugal para se tornar província do Império do Brasil. Os governantes passaram a ser escolhidos pelo imperador do Brasil com o título de Presidente da Província do Maranhão.

Agência de Notícias Maranhão

Advertisemen