Inscrições abertas para o Seminário sobre drogas

Publicidade
Estão abertas as inscrições para participação do ‘Seminário Estadual de Políticas Públicas Sobre Drogas: Prevenção, Tratamento e Redução da Oferta’- edição Região Tocantina, que acontecerá na próxima quarta-feira (21), às 8h, no auditório da Unidade Regional de Educação (URE), de Imperatriz (Rua Simplício Moreira, s/n, Centro). Serão 250 vagas disponíveis para inscrições gratuitas no site: http://www.sedihpop.ma.gov.br/.

O evento, que é realizado pelo Governo do Estado do Maranhão, visa promover o debate sobre a política de drogas, integração das iniciativas da sociedade civil e o poder público para a elaboração das diretrizes da política estadual de drogas. Em abril deste ano, o seminário já aconteceu em São Luís. A ideia é ouvir e debater com as áreas envolvidas das diversas regiões do Estado, para a construção das diretrizes estaduais de acordo com a realidade atual do Maranhão.

O seminário terá a metodologia participativa, no formato de palestras informativas, seguidas de debates nos Grupos de Trabalho (GTs). Na parte da manhã, após a mesa de abertura, serão realizadas palestras sobre a ‘Política Nacional de Drogas: Saúde, Segurança Pública e Direitos Humanos’, com a participação da Mayrá Lobato Pequeno – psicóloga, mestre em saúde pública e integrante do Conselho Estadual Sobre Drogas do Ceará, e Gisele Cerqueira - psicóloga, mestre em saúde coletiva e integrante do departamento de saúde mental do município de Imperatriz.

Em seguida acontecerá a apresentação das experiências exitosas na prevenção às drogas com a participação da Fundação da Criança e do Adolescente do Maranhão (Funac), Comunidades Terapêuticas, Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência (Proerd), Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps ad) e dos Conselhos Escolares Sobre Drogas.

No período da tarde, os participantes se dividirão em três grupos de trabalho. As discussões nos GTs serão norteadas pelas palestras e pelo texto-base do seminário que será distribuído no início dos trabalhos. As propostas serão aprovadas no próprio grupo. Cada GT terá coordenador, facilitador e relator.

A realização do Seminário Estadual de Políticas Públicas Sobre Drogas - edição Região Tocantina, voltado para a prevenção, tratamento e redução da oferta, é não só relevante, mas estratégico para a construção e instituição no Maranhão das Diretrizes Estaduais de Políticas Públicas Sobre Drogas.

Programação:

8hCredenciamento
8h30Mesa de Abertura
9hPainel 1: ‘Política Nacional de Drogas: Saúde, Segurança Pública e Direitos Humanos’ – com Mayrá Lobato Pequeno e Gisele Cerqueira
10hDebate sobre o Painel 1
10h30Painel II: ‘Experiências Exitosas na Prevenção às Drogas’ com a participação da Fundação da Criança e do Adolescente do Maranhão (Funac), Comunidades Terapêuticas, Programa Educacional de Resistência às Drogas e a violência (Proerd), Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps ad) e do Conselho Escolares Sobre Drogas

12h – Intervalo para o almoço

14hDesenvolvimento dos três Grupos de Trabalho (GTs) com os seguintes eixos: prevenção, estudos, pesquisas e avaliações; tratamento, recuperação, reinserção social e redução de danos sociais à saúde

17h – Encerramento

Aurilene Alencar
Publicidade

Publicidade