-->

Bumba Meu Boi de sotaques diversos animam Arraiais

Publicidade
Grupos de bumba meu boi de vários sotaques animam Arraial da Maria Aragão A trilha sonora da noite de domingo (25), no Arraial da Praça Maria Aragão foi executada pelos diversos sotaques de bumba meu boi do Maranhão. Matraca, orquestra, baixada e ainda grupos categorizados como alternativo fizeram a alegria do público que foi ao local. O Arraial da Praça Maria Aragão é um dos circuitos oficiais do 'São João de Todos', promovido pela Prefeitura de São Luís em parceria com o Governo do Estado. A programação segue nesta terça-feira (27) e quarta-feira (28), a partir das 18h, com apresentações de tambor de crioula, bumba meu boi, danças folclóricas, companhias de ritmos e shows de artistas locais.

Na terça-feira (27), o Arraial da Praça Maria Aragão terá apresentações dos tambores de crioula de Anistelmo e Brilho de São Benedito de Ana Rosa, dos bois Lendas e Magias, de Nina Rodrigues, Unidos Venceremos e Maracanã e ainda show 'Lua Nova', do grupo Afrôs. Já a quarta-feira (28), o espaço será palco para os tambores de crioula Brincantes de São Luís de Isabel e Catarina Mina, os bois de Axixá, Famosão de Humberto de Campos e Barrica, Cacuriá de Dona Teté e show de César Teixeira.

O secretário municipal de cultura, Marlon Botão enfatiza que o bumba meu boi tem uma variedade de sotaques em todo o Maranhão. "Isso mostra a diversidade de nossa cultura popular. Precisamos valorizar e fortalecer a existência desses grupos folclóricos e o 'São João de Todos' é o palco ideal", frisa o gestor.

No domingo (25) se apresentaram no Arraial da Praça Maria Aragão os tambores de crioula Unidos de São Benedito do Taim e Tamborito entre Rios de Cururupu, dos bois Novilho Branco, de Pindaré (sotaque da baixada), da Malhada (matraca) e Encantos do São Cristóvão (orquestra) e show de Celso Reis. No Barracão do Forró quem fez a festa foram os grupos Forró Bom Demais e Forró Cabo Zé.

O Boi Novilho Branco é oriundo da companhia folclórica Rosa Branca. Tem sede no bairro Liberdade, em São Luís e conta com 12 anos de fundação. Atualmente possui 120 integrantes.

A indumentária não é inspirada em nenhum tema, mas sim em cores. Este ano as cores predominantes foram o preto, azul e rosa. No período junino, o grupo faz de três a quatro apresentações por noite. "Trabalhamos com geração de renda dentro da nossa companhia, com oficinas de bordado e costura. Além disso, temos nossa loja no Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e não recebemos patrocínio. Nos sustentamos com o que vendemos, como souvenires e camisas", informa a coordenadora Fernanda Carvalho.

A estudante Aline Costa, 24 anos, diz que o São João é a sua época preferida do ano e que foi ao Arraial da Maria Aragão ver principalmente o Boi Novilho Branco, que já conhece e acompanha. "Os arraiais da Maria Aragão e da Praça Nauro Machado são minhas principais escolhas por ficarem no Centro Histórico", diz. Aline frisa que o Barracão do Forró está sempre muito animado com bandas legais e que a programação é ótima para dançar.

As grandes máscaras de cazumbas, pandeirões e as matracas do boi de Pindaré também marcaram a noite de domingo. A brincadeira tem 57 anos de existência e foi criada no bairro Ponta d'Areia, mas atualmente a sede é no bairro de Fátima, em São Luís. O criador do boi era do município maranhense Pindaré, por isso o nome. Este ano o grupo sai com cerca de 120 participantes. "A gente faz até quatro apresentações por noite no São João e a indumentária é produzida pela direção do bumba meu boi", pontua o coordenador, Ermilio Castro.

São João de Todos

O 'São João de Todos', realizado em parceria entre a Prefeitura de São Luís e Governo do Maranhão, prossegue até o dia 2 de julho, nos circuitos oficiais da Praça Maria Aragão, Parque Folclórico da Vila Palmeira (Humberto de Maracanã), Ipem (Donato Alves) e Praça Nauro Machado (Mestre Marcelino). A programação começa às 18h com seis atrações por noite em cada arraial, entre grupos de tambor de crioula, bumba meu boi, quadrilhas, danças tradicionais e shows.

Além do circuito oficial, a programação também se estende para os arraiais nos Bairro de Fátima, João Paulo, João de Deus, Cohajap, Liberdade, Largo de Santo Antônio no Centro, Cohatrac, Anil, Anjo da Guarda, Cidade Operária, Vila Embratel e Praça do Letrado no Vinhais. Nesses locais, a programação vai de 23 a 29 de junho. A programação completa está disponível no portal da Prefeitura (www.saoluis.ma.gov.br) e no hotsite 'São João de Todos' (http://www.ma.gov.br/saojoaodetodos/)

Programação

Terça-feira, 27

Arraial da Maria Aragão
18H TAMBOR DE CRIOULA DE ANISTELMO
18H30 TAMBOR DE CRIOULA BRILHO DE SÃO BENEDITO DE ANA ROSA
19H BOI LENDAS E MAGIAS
20H BOI DE NINA RODRIGUES
21H BOI UNIDOS VENCEREMOS
22H SHOW LUA NOVA AFRÔS
23H BOI DE MARACANÃ

Arraial da Vila Palmeira
19H BOI MOCIADE DE PINHEIRO
20H BOI DA MATA GRANDE
21H BOI DE MATINHA
22H SHOW ROSA REIS
23H BOI DE IGUAIBA

Arraial do Ipem
19H BOI DO UNA
20H BOI ORIENTE
21H BOI DE LEONARDO
22H SHOW ESPECIAL
23H BOI DA PINDOBA

Quarta-feira, 28

Arraial da Maria Aragão
18H TAMBOR DE CRIOULA BRINCANTES DE SÃO LUIS DE ISABEL
18H30 TAMBOR DE CRIOULA CATARINA MINA
19H BOI DE AXIXÁ
20H CACURIÁ DE TETÉ
21H BOI FAMOSAO DE HUMBERTO DE CAMPOS
22H SHOW CESAR TEXEIRA
23H BOI BARRICA

Arraial da Vila Palmeira
19H BOI FAMOSAO DE HUMBERTO DE CAMPOS
20H GRUPO PIAÇABA
21H BOI UNIAO DO POVO
22H SHOW ALEXANDRA NICOLAS
23H BOI DA PINDOBA
00H BOI LINDA JÓIA DE SÃO JOÃO

Arraial do Ipem
19H BOI BRILHO DA ILHA
20H BOI DE APOLONIO
21H BOI DE NINA RODRIGUES
22H SHOW TIÃO CARVALHO
23H BOI DE SANTA FÉ

Ceprama
19H TC TIJUPÁ
20H BOI BRILHO DA ILHA
21H BOI BRILHO DA JUVENTUDE
22H BOI NOVILHO BRANCO
23H BOI ORIENTE
00H BOI DO MARACANÃ

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem

Agência São Luís de Notícias
Advertisemen