-->

Todos pelas mulheres, na Deodoro, na sexta,10

Publicidade
A Prefeitura de São Luís promove nesta sexta-feira (10), na Praça Deodoro, uma edição especial do programa Todos por São Luís. Trata-se do "Todos por São Luís Mulher", com a oferta de serviços na área de saúde, atividades culturais, de embelezamento, oficinas, feira de artesanato e outras ações voltadas para as mulheres.

O evento - que tem parceria do Governo do Estado e apoio da Federação das Indústrias do Maranhão (Fiema) e Igreja Quadrandular - integra a programação alusiva ao Dia Internacional da Mulher, comemorado na última quarta-feira (8). O programa, implantado pela gestão do prefeito Edivaldo, proporciona o estreitamento de dialogo da Prefeitura de São Luís com a comunidade mediante oferta de serviços.

"O Dia Internacional da Mulher é uma data muito importante e por isto a Prefeitura está promovendo uma edição especial do Todos por São Luís, uma forma de prestar serviços voltados para a mulher. E a gente convida a todos a participarem deste momento e a comemorar conosco esse dia tão especial", disse a primeira-dama, Camilia Holanda, que é coordenadora do programa.

Camila Holanda enfatizou que a Prefeitura de São Luís não poderia deixar passar a data sem uma grande programação em homenagens às mulheres. "A mulher que é guerreira, batalhadora, esposa, que administra o lar, que é profissional. Parabéns a essas mulheres que lutam no dia a dia pelo seu sustento, pela criação dos seus filhos", completou a primeira-dama do município.

Programação
A programação do "Todos Mulher" começa a partir das 8h, com apresentação da Banda da Guarda Municipal, teatro de fantoche da Defesa Civil, apresentação do músico Ivaldo Guimarães e entrega de cartões alusivos à data. Até às 18h, as mulheres poderão realizar consultas especializadas com clínico geral, ginecologia e dentista.

Também vão poder realizar exame preventivo, aferir pressão, realizar teste de glicemia e avaliação antropométrica, aplicação de flúor e vacinação, entre outros serviços como orientação sobre DSTs e encaminhamento para consultas especializadas que será feito pela Secretaria de Saúde (Semus).

Direto da Aldeia Global informa:
Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem

Tendas serão montadas ao longo da praça para ofertar os serviços. Em uma delas acontecerá oficinas de origami, confecção de bonecas de pano, de agenda, chaveiro, decoração de garrafas, flores com papel crepom e porta toalhas. As atividades serão realizadas pelas secretarias de Segurança com Cidadania (Semusc) e Educação (Semed).

Como parte das ações educativas que estão inseridas na programação do evento, a Secretaria de Obras e Serviços (Semosp) estará com equipes conversando com a população sobre "Limpeza Pública: dever da Prefeitura, responsabilidade de cada cidadão". A Secretaria de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa) estará no local com a Feira do Produtor, onde será possível adquirir produtos direto do agricultor familiar e ainda distribuindo de mudas de plantas.

A Secretaria de Segurança Alimentar (Semsa) também participa do evento com avaliação e orientação nutricional e degustação do suco verde e a Secretaria da Criança e Assistência Social (Semcas), com serviços dos Cras e Creas: social e psicossocial, cadastro do Cras, Cadastro Único, recadastramento do NIS, orientação social e encaminhamento ao Programa Bolsa Família. A Coordenadoria da Mulher estará no local prestando informações sobre os serviços de atendimento à mulher em situação de violência por meio da Rede Amiga.

Empreendedorismo
No local, as mulheres receberão ainda orientação sobre empreendedorismo por meio da Caravana do Empreender. A ação é fruto da articulação entre a Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal, de Planejamento (Seplan) e do Governo do Estado, por meio da Junta Comercial do Maranhão (Jucema) e conta também com a parceria de entidades afins aos objetivos do projeto.

Durante as atividades da Caravana, são repassadas também informações sobre recuperação de crédito, retirada de cadastros negativos, acesso às linhas de crédito e bancários, negociação de débitos da Cemar e informações sobre a energia sustentável; orientação sobre empreendedorismo com consultores do Sebrae; emissão de inscrição estadual pela Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz), para registro de empresas; capacitação sobre geração de renda e monitoramento das atividades por meio dos agentes de desenvolvimento da Seplan. Os participantes recebem ainda informações sobre os benefícios da formalização da empresa, como a garantia dos direitos previdenciários e a participação em licitações.

Agência São Luís



Advertisemen