-->

Faraíldes: Confiança, determinação e oportunidades

Publicidade

Dia Internacional da Mulher

Aos 75 anos, Faraíldes Oliveira diz como enfrentou os desafios para conquistar espaço no mercado de trabalho

Desde criança, lá por volta dos 5 anos, ela já sonhava em trabalhar, ter independência, principalmente financeira, além de poder expor suas ideias e dar sua parcela de contribuição ao processo de desenvolvimento do País e a luta travada pela mulher brasileira em prol de maior espaço na sociedade e nas decisões inerentes a nação em que vivem, com ênfase para a política, evidentemente.

Faraíldes Oliveira de Araújo, 75, há anos, é funcionária da Câmara Municipal de Imperatriz. Entrou para os quadros de assessores do Poder Legislativo em 21 de junho de 1982, a convite do vereador Olívio Viana, então presidente do Palácio Dorgival Pinheiro de Souza.

O nome Faraíldes é de origem árabe e uma variante de Farah, tendo como principal característica a alegria, o que faz confirmar o jeito de ser e agir da funcionária mais idosa da Câmara Municipal de Imperatriz, mas com uma espiritualidade jovial, que transcende o tempo de vida e de luta que esta senhora conseguiu rasgar física e espiritualmente falando.


Faraíldes Oliveira de Araújo, trabalha
na Assessoria de Comunicação da
Câmara Municipal de Imperatriz

Foto: Dijé Guedes

Dona Faraíldes conseguiu romper barreiras. As adversidades, segundo ela, foram inúmeras, entretanto, nunca conseguiram fazer com que ela pensasse em desistir, sentir-se desestimulada e, principalmente, cansada. Ocorreu justamente o contrário: encontrou energia, ergueu a cabeça e continuou percorrendo a estrada que a levaria ao lugar e ao espaço que ocupa hoje nos corações das pessoas que a conhecem, sobretudo aquelas que fazem parte do seu dia a dia, caso dos familiares e dos colegas de trabalho, por exemplo.

Apesar do longo tempo que teve de esperar para entrar no mercado de trabalho, antes de chegar a Câmara Municipal, dona Faraíldes atuou em outras áreas, totalmente distintas. Mas o grande “presente de Deus” foi mesmo a oportunidade que teve de poder integrar a equipe de colaboradores da Câmara Municipal de Imperatriz. Com um importante detalhe: recusou o convite para começar como secretária. Disse que não podia exercer o cargo, pois não detinha preparo para a atividade. Optou, portanto, por começar na cantina, fazendo cafezinho. A humildade tem marcado a carreira profissional de dona Faraíldes desde o início.

A Farah ou Fá, como é carinhosamente chamada, fala com entusiasmo da satisfação em poder trabalhar na Câmara Municipal de Imperatriz. “Tem sido uma honra, uma grande honra, participar das discussões e dos momentos, aqui na Casa de Leis, sobre o futuro do nosso município e dos nossos conterrâneos”, reforça. Acrescenta que “cada vereador é meu patrão”.

Dona Faraíldes diz que, durante o tempo em que trabalha no Legislativo local, viveu um grande momento: a realização dos governos itinerantes, realizados pelo Governo do Estado, que deslocava para Imperatriz estrutura e secretariado “os quais aqui despachavam, trabalhavam nos projetos da cidade e da região”.

Sobre o Dia Internacional da Mulher, comemorado hoje, 8 de março, dona Faraíldes destaca que as mulheres brasileiras avançaram muito, mas sempre exercendo um papel fundamental: mãe e dona de casa, ou seja, aliando acertadamente trabalho e família”. Ela é o exemplo vivo de que sonhar motiva, faz ir longe, tendo em vista que começou a trabalhar aos 40 anos. “Uma feliz semana para as mulheres de Imperatriz e região”, deseja dona Faraíldes, com o sorriso e a educação que lhes são peculiares.

Afetuosidade, Beleza e Harmonia
Dona Faraíldes, como o seu nome próprio já diz, é tudo isso: amorosa, responsável, franca, com facilidade de adaptação (o que a fez crescer profissionalmente) e serenidade. Desde cedo, transmite seu lado afetuoso, muita beleza e harmonia, com sua serenidade sempre passando a impressão de tranquilidade, mesmo diante das tormentas, ou seja, dos percalços da vida. Seu jeito bondoso de ser faz com que todos busquem conselhos (e já vi isso ocorrendo algumas vezes), com seu senso de justiça fazendo buscar sempre a verdade. Busca um comportamento que esteja acima de qualquer julgamento e não aceita companhia dos que não agem de acordo com suas convicções. Exemplo de honestidade e equilibrada, busca agir sempre com imparcialidade.

“Somos trabalhadoras, mães e donas de casa”
“Nós, mulheres, estamos atuando em diversas áreas, inclusive as que só eram ocupadas pelos homens, caso da construção civil, da mecânica e das forças armadas; mas estamos, ainda, trabalhando como motoristas e como jogadoras de futebol”, conclui dona Faraíldes.

Na comunicação: reforço
Atualmente, Faraíldes é lotada na Assessoria de Comunicação (Ascom) da Câmara Municipal de Imperatriz, mais precisamente na Sala Aldeman Costa, com quem também teve a honra de trabalhar.

Raimundo Primeiro
Advertisemen