Times da 1ª divisão recebem R$ 1,8 milhão

Publicidade

Futebol Maranhense pela Paz premia clubes

Mesmo antes dos jogos, os times de futebol na disputa do Campeonato Maranhense de Futebol 2017 já podem comemorar. Na tarde desta segunda-feira (20), o Governo do Maranhão anunciou aporte de R$ 1,8 milhão para os oito clubes que pleiteiam a permanência na 1ª divisão da competição estadual, através de patrocínio de empresas privadas, via Lei de Incentivo ao Esporte e à Cultura. A iniciativa, batizada de ‘Futebol Maranhense pela Paz’, é parte das ações promovidas pela gestão em prol da cultura de Paz no estado.

O anúncio foi feito pelo governador Flávio Dino, em evento realizado no Palácio dos Leões, onde entregou certificados de apoio aos presidentes das agremiações esportivas. Na ocasião, estiveram presentes o secretário de Esporte Lazer do estado, Márcio Jardim, e do município, Júlio França, que representou o prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior.

Durante a solenidade, Flávio Dino ressaltou as medidas empreendidas em sua gestão para o desenvolvimento do Esporte no estado, como o aumento de recursos aplicados nos Jogos Escolares Maranhenses (JEMS) e construção de espaços esportivos nas escolas, como as novas unidades plenas do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema), que começaram a ser inauguradas neste mês de fevereiro.

Investimentos realizados com o esforço de um governo pautado na administração responsável das contas públicas, conforme foi destacado nacionalmente em artigo da Folha de São Paulo, onde o Maranhão foi apontado como exemplo para os demais estados no controle dos gastos públicos.

“Aqui no Maranhão, a gente aprende desde novinho que o bom marinheiro se revela é nas tempestades, no mar bravio. E nós estamos, felizmente e infelizmente, ao mesmo tempo, sendo testados nesse momento de muitas dificuldades. Essa dificuldade demanda o esforço maior ainda da nossa equipe de arbitramento daquilo que é prioritário”, declarou o governador.

Para Flávio Dino, o Esporte é uma área que, apesar de demandar investimentos de longo prazo, é tão necessária quanto a Educação, a Saúde e a Segurança. Por isso, deve continuar a ser priorizada. “Nós acreditamos, de fato, que o Esporte deve ser elencado como uma dessas prioridades, mesmo em um quadro de escassez financeira, pelas múltiplas virtudes que traz”, concluiu.

Apoio prioritário
O secretário de estado do Esporte e Lazer, Márcio Jardim, frisou o papel da iniciativa para a movimentação econômica do estado. “O apoio aos clubes é estratégico pela relevância econômica, beneficia desde os atletas até o vendedor humilde de pipoca no estádio”, falou.

O presidente da Federação Maranhense de Futebol (FMF), Antônio Américo Lobato Gonçalves destacou os resultados obtidos através dos recentes investimentos promovidos pelo Governo do Maranhão. “É de fundamental importância essa ajuda, pois somente dois estados no Brasil estão investindo no futebol: o estado do Pará e o estado do Maranhão. No Campeonato Maranhense, a melhora dos clubes é sensível. Eles estão mais organizados e tecnicamente melhor”, afirmou.

Clubes beneficiados
Para os presidentes de clubes beneficiados, o aporte financeiro representa mais desenvolvimento para o futebol maranhense. “Em um quadro de dificuldade, eu não tenho dúvida que esse apoio vai ser fundamental, e que nós, presidentes desses clubes, poderemos melhorar a qualidade técnica dos times”, disse o deputado estadual Sérgio Frota, que também é presidente do Sampaio Corrêa Futebol Clube.

“O Moto é um exemplo, um case de sucesso desses investimentos que o governo vem fazendo nos últimos dois anos, quando esse projeto começou. O clube subiu da Série B do estadual para a Série C do campeonato nacional, e, graças a esse investimento, a gente consegue galgar patamares maiores, ter jogadores mais qualificados”, falou o presidente do Moto Club de São Luís, Célio Sérgio.

Além do Sampaio Corrêa e do Moto Club, foram beneficiados com apoio financeiro: Americano Futebol Clube, Cordino Esporte Clube, Sociedade Imperatriz de Desportos, Maranhão Atlético Clube, Santa Quitéria Futebol Clube e São José de Ribamar Esporte Clube.

Carol Mello, Agência de Notícias Maranhão
Publicidade >







Recomendação do Google: