-->

Pré-carnaval e alegria para todas as idades

Publicidade
A Praça da Lagoa, ponto que tem se tornado tradicional em programações infantis, reuniu foliões de todas as idades durante o sábado (4) na programação oficial do ‘Pré-Carnaval de Todos 2017’. Espumas, confete e serpentina dividiram espaço com heróis, bailarinas e fofões, personagem principal de nosso carnaval.

Cláudio II, é filho do administrador Cláudio Albuquerque e da professora Caroline Lopes, tem 7 anos, mas já conhece muito bem os personagens da cultura maranhense. “Eu não tenho medo de fofão e pedi para os meus pais a roupa”, conta o pequeno folião, fantasiado de um dos personagens mais tradicionais do carnaval maranhense. Ao som da banda Vagalume, crianças e adultos se divertiam ao som de marchinhas de carnaval conhecidas dos maranhenses.

O ‘Pré-Carnaval de Todos 2017’ é realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Cultura e Turismo (Sectur), o pré-carnaval na Praça da Lagoa acontecerá todos os sábados e domingos até o carnaval, quando encerra com um dia especial da programação. “Teremos programação nos fins de semana até o carnaval e no dia 25, sábado de carnaval, teremos um baile tradicional com desfile e concurso de fantasias para os pequenos”, explica o secretário de Cultura e Turismo, Diego Galdino.

A servidora pública Socorro Silva aproveitou a tarde de sábado para entrar na fantasia e levar a pequena Beatriz, de 6 anos, para aproveitar a folia. “Ela gosta e pediu para vir fantasiada para o carnaval. É um momento de muita alegria para os pequenos e para adultos também, é um resgate de nossa cultura”, fala a mãe que também se fantasiou para o carnaval na praça.

Vicente tem 6 anos e escolheu a fantasia de homem-aranha para cair na folia. “Ele passou a semana toda pedindo para vir à praça fantasiado e hoje pode sentir um pouco do que eram os bailes de carnaval na minha época”, conta Socorro Gonçalves, mãe do pequeno herói.

Já na Praça dos Catraieiros, no Centro Histórico de São Luís, a animação ficou por conta de velhos conhecidos dos foliões maranhenses: o Bloco da Bandida, Banda Carnaboi, bateria da Favela do Samba, Madrilenos, Bloco Os Feras e o Jegue Folia deram o tom da diversão no primeiro sábado de pré-carnaval no centro da capital.

“A programação aqui no Centro atende aos pedidos dos foliões. É uma programação, em sua maioria, diurna e com segurança. A animação fica por conta de nossos blocos e bandas”, informa o secretário da Cultura e Turismo.

Célio Sérgio é um dos organizadores do Bloco da Imprensa, que se reúne todos os sábados no período pré-carnavalesco na Praia Grande. “O Bloco mantem a tradição de sair nesse período e ter o apoio do Governo do Estado é fundamental para que tenhamos muitos anos de realização ainda. Hoje temos uma estrutura segura e confortável para receber os amigos da imprensa e todos os foliões que queiram participar dessa grande festa”, explica.

A foliã, Patrícia Lima, conta que se programa com antecedência para brincar o carnaval na ilha. “Esse ano a programação está de parabéns, passei por revista na porta e vi muitos policiais fazendo a segurança do evento, isso me deixa mais tranquila para aproveitar os dias de folia”, comenta a turismóloga.

A pedagoga Marilia Martins parabenizou o Governo do Estado pela organização do evento. “A expectativa para o carnaval é a melhor, brincar com paz e aproveitar cada momento. Chegar aqui e perceber que o Estado teve a preocupação em garantir nossa segurança é uma maravilha”, diz animada.

Expectativa de vendas
Além dos foliões, quem não escondia a alegria em participar da festa eram os vendedores ambulantes que se preparam para os dias que antecedem a folia.

Laudenice Pereira vende churrasquinho e bebidas e fala da expectativa de vendas. “Hoje é o primeiro dia ainda, mas já deu para sentir que as vendas serão boas. Espero sair daqui com todos os meus produtos vendidos”.

Dona Euricléia Batista era só alegria. “Já tenho 61 anos de luta e só espero coisas boas desse carnaval. Espero vender muito e sabendo que a programação está boa e que tem segurança, sei que muitos foliões viram comprar comigo”, explica animada.

Fabiana Akira, Agência de Notícias Maranhão

As imagens da folia em São Luís na lente de Gilson Teixeira







Advertisemen