-->

Piauí Conectado chega ao município de Marcos Parente

Publicidade
Uma equipe [Foto nesta página] da Agência de Tecnologia da Informação do Piauí – ATI visitou o município de Marcos Parente-PI, localizado a 348 quilômetros de Teresina-PI, onde realizou estudos de viabilidade para implantar a rede de internet livre do Governo do Estado. Entre os pontos visitados estão a Praça Pedrosa de Luna, uma escola ainda em construção e o Povoado Cocal, situado a dez quilômetros da cidade e com população estimada em 300 moradores.

De acordo com o diretor-geral da ATI, Avelyno Medeiros, o prefeito Pedro Nunes esteve com o governador Wellington Dias, a quem solicitou que o município fosse contemplado com pontos de wifi livre através do projeto Piauí Conectado. “O governador nos passou esse encaminhamento, então estivemos lá na última sexta-feira (10), visitando os prováveis locais, colhendo informações, fazendo mapeamento dos endereços e georreferenciando os espaços para que possamos fazer os estudos técnicos e em breve levar o Piauí Conectado até o município de Marcos Parente”, conta.

Medeiros ressaltou como a rede de dados de comunicação pode ajudar a desenvolver o município. “A internet hoje é uma necessidade de todos, das pessoas, do comércio e da indústria, é um vetor de desenvolvimento em qualquer local, então a partir do momento em que o Governo do Estado, através da Agência de Tecnologia, leva esse serviço ao município, naturalmente contribui para seu desenvolvimento. Além de haver outras utilidades nós sempre enfatizamos a quantidade de serviços eletrônicos ofertados atualmente com a internet, com isso nos próximos meses a população de Marcos Parente também poderá acessá-los, porém com mais agilidade, de forma moderna e mais cômoda para a população daquele município que ainda enfrenta dificuldades hoje na utilização desses serviços”, disse.

Piauí Conectado
O município de Marcos Parente será atendido com o projeto da ATI, Piauí Conectado, rede de dados que vai modernizar o estado e suas unidades administrativas, dotando-as com um cinturão de fibra ótica e demais tecnologias que passarão inicialmente por 98 municípios contemplando a população. O projeto vai possibilitar que diversas ações como a telemedicina, internet livre citada acima, universalização do ensino à distância, telessegurança, entre outras, sejam implementadas, impactando sócio e economicamente no desenvolvimento do Piauí.

Em janeiro, os 21 pontos de internet livre realizaram 229.865 conexões, sendo 53.486 só no município de Piripiri, cujos pontos foram recém-inaugurados pelo governador Wellington Dias.

Valciãn Calixto
Advertisemen