-->

Flávio Dino entrega Iema em Axixá e CE em Icatu

Publicidade
Importantes realizações na área da Educação foram inauguradas pelo Governo do Estado do Maranhão em beneficio dos moradores de Icatu-MA e Axixá-MA nesta segunda-feira (20). O governador Flávio Dino entregou uma escola de Ensino Médio e uma Unidade Plena do Instituto de Educação do Maranhão (Iema). Com as obras, a gestão estadual implanta um novo modelo de educação, estruturada e de qualidade, para os milhares de estudantes da Região do Munim.

A agenda de inaugurações teve início em Axixá, às 8h30, no Povoado Santa Rosa, na BR-402, com a entrega do Iema, primeira unidade de ensino técnico profissionalizante e em tempo integral no município. O governador Flávio Dino destacou a importância da obra para a região. “Axixá é uma cidade muito importante e não podíamos deixar de concretizar essa obra, que era um desejo da comunidade escolar da região. Com o Iema é possível unir ensino médio à certificação profissional, oportunizando outros níveis de ensino e, claro, a educação superior. É um projeto vitorioso que se consolidará aqui na Região do Munim”, enfatizou o governador Flávio Dino.

Para a prefeita Sônia Campos, a inauguração do prédio é um sonho realizado. “Agradeço ao governador em nome da nossa população e de todos os prefeitos da região que serão alcançados por essa unidade de ensino. Era uma bandeira que defendíamos”, ressaltou. Ela lembrou que a construção de um centro de ensino profissionalizante era uma proposta que estava parada há anos e com o empenho do governador foi concluída. “Era um sonho entregar a primeira escola em tempo integral da Região do Munim e hoje materializamos esse desejo com a inauguração do Iema”, pontuou.

O secretário de Estado de Educação (Seduc), Felipe Camarão, frisou que a rede de Iemas compõe umas das estratégias do governador Flávio Dino para implantar a educação em tempo integral no Maranhão. “O Iema vem preencher a demanda por ensino profissionalizante na região. É uma política de fundamental importância para fortalecer a educação e o programa ‘Escola Digna’ no Maranhão. As unidades plenas do Iema oferecem educação formal aliada ao ensino profissionalizante em tempo integral. A meta é implantar 23 unidades no Maranhão, até 2018”, disse.

O secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Jonathan Almada, avaliou o momento como muito significativo para a Educação. “Hoje é um dia de muita alegria para todos nós, por mais esta unidade do Iema inaugurada, fruto do trabalho sério do governador Flávio Dino, que mostra o respeito à população. É mais uma importante obra que fortalece o projeto de consolidação do ensino em tempo integral no estado e mais unidades serão entregues”, observou.

A preparação para a universidade e a chance de uma profissionalização é o que almeja a estudante Maria Emanuelle Protásio. “Espero que possam ampliar esse trabalho lindo que estão fazendo, nos dando a oportunidade de escolher uma profissão e nos prepararmos para o curso superior, que é o que pretendo. Parabéns pela iniciativa do Governo”, disse. A jovem Emilly Dalila avaliou o ensino em tempo integral como o maior benefício do Iema. “É mais tempo de estudo, mais conhecimento e aprendizado. Certamente melhora ainda mais a nossa educação, além de oferecer a chance de nos prepararmos para o mercado de trabalho”.

A estudante Kelen Diovana destacou a estrutura do Iema. “É um espaço amplo, com ar condicionado e com bons equipamentos. Eu sempre quis estudar em tempo integral e estou muito feliz em poder optar por esta modalidade de ensino”, enfatizou. Claudinécia Farias, mãe de Kelen, afirmou que o pioneirismo do Governo será de grande significado para a cidade. “Não tínhamos uma escola deste porte, com toda a estrutura, espaço e materiais adequados. Achei maravilhoso e espero que minha filha aproveite essa oportunidade”, disse.

O Governo do Maranhão investiu R$ 2,5 milhões para entregar a obra do Iema. O Instituto possui quatro turmas para atender inicialmente 160 alunos, sendo a capacidade para até 500 estudantes, oferecendo cursos de eletrotécnica e informática. Serão beneficiadas a população de Morros, Presidente Juscelino, Cachoeira e Humberto de Campos, além dos demais municípios da Região do Munim. As aulas iniciam dia 3 de março. Os primeiros Iemas foram inaugurados em Bacabeira, São Luís e Pindaré. As unidades serão entregues em Coroatá, São José de Ribamar e Timon totalizando sete em dois anos de governo.

Em Icatu, governador e secretários de Estado reuniram na Praça José Eduardo Furtado, Povoado Itapera, para entrega do novo prédio do Centro Educacional Ana Flávia Pereira da Silva – Extensão Matias Costa, que foi totalmente reformado e equipado. O prédio estava desativado há nove anos e com a medida do Governo teve a estrutura recuperada e ampliada. A unidade ganhou, dentre outras melhorias, mais duas salas de aula, salas de secretaria, de informática e banheiros.

Iema em Axixá, com ensino técnico em tempo integral. Foto: Handson Chagas
Flávio Dino entregou Centro de Ensino em Icatu. Foto: Carlos Pereira

“O espaço físico é muito importante, porém, mais que isso, o diferencial é o envolvimento e a consciência da comunidade do seu papel para êxito destas ações. Esta escola estava abandonada e retomamos com um trabalho de recuperação que se estende a outras centenas de unidades escolares”, reforçou o governador Flávio Dino. Até 2018, o programa de recuperação das escolas vai melhorar 574 unidades com algum tipo de intervenção. “Com este conjunto de realizações estamos escrevendo uma nova história na Educação maranhense”, afirmou o governador.

Para a professora Raimunda Nonata, gestora do anexo, o novo prédio é uma conquista para toda a comunidade escolar. “Foi um sonho não só da comunidade de Itapera, mas de toda a região. Agradecemos ao Governo do Estado por nos proporcionar tanta alegria. Sou professora há 26 anos, aprendi a ler e escrever aqui nesta escola e também aqui foi o meu primeiro emprego, por isso tenho tamanha gratidão por essa atenção do governo”, relatou.

As obras na Educação se somam ao plano do Governo do Maranhão na construção, reforma e recuperação, que se estende a outros setores públicos. “A educação é uma das prioridades do governador Flávio Dino, que sensível à realidade encontrada está promovendo as devidas melhorias. Paralelamente, uma série de ações de infraestrutura está em curso, em todo o Maranhão, melhorando a vida de milhares de pessoas e alcançando regiões antes esquecidas”, ressaltou o secretário de Estado da Infraestrutura (Sinfra), Clayton Noleto.

A solenidade de entrega das instituições de ensino contou ainda com a presença do prefeito de Icatu, José Ribamar Moreira Gonçalves, e outras autoridades locais.

Sandra Viana, Agência de Notícias Maranhão
Advertisemen