Tags

Técnicos chamam atenção para sobrecarga

Publicidade
Com a proximidade das festividades de fim ano, as decorações com luzes para o Natal e Ano Novo se intensificam, o que também pode representar um perigo, uma vez que os devidos cuidados não sejam tomados. Pensando nisso, a Companhia Energética que atua no Maranhão, alerta para cuidados na hora da instalação e uso de decorações.

A sugestão é investir em pisca-piscas com lâmpadas de LED, que além de mais bonitas são mais econômicas, eficientes, duráveis e ecológicas. Na instalação nas áreas, em que haja a possibilidade de chuva, os enfeites devem ser impermeáveis, pois são mais seguros. E atenção com a sobrecarga em tomadas e extensões, pois podem ocasionar curto circuito e possíveis incêndios.

A escolha dos enfeites é essencial para que o ambiente de casa fique bonito e seguro. Recomenda-se a compra de produtos regulamentados pelo Inmetro.

“Nas decorações das festas de fim de ano deve ser observado se o produto não possui partes elétricas expostas (vivas), estas devem estar isoladas ou protegidas, verificar se o produto possui o selo do Inmetro e se foi instalado conforme orientações contidas no manual do fabricante” explica o técnico de segurança, Marcos Túlio.

Sempre antes de dormir é importante desligar os enfeites luminosos, pois pode contribuir para a segurança e na redução do valor da conta de energia. Medidas simples podem proporcionar um período de festas sem sustos ou prejuízos com energia.

Carla Kassis, Canal Comunicação
Publicidade

Related Posts
Disqus Comments