-->

Melancias recebe trator e equipamentos

Publicidade
A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural, por meio de sua superintendente, Patrícia Vasconcellos, entregou, neste sábado, mais um kit com equipamentos agrícolas para famílias de produtores rurais. A comunidade Melancia, localizada no município de São Miguel do Tapuio, foi a beneficiada da vez, recebendo um trator e uma batedeira.

Entrega simbólica no Parque de Exposição Dirceu Arcoverde, na última sexta-feira (16)( Foto: Diego Barlo)

A aquisição dos equipamentos recebeu investimentos da ordem de R$ 116.829,00, oriundos de emenda parlamentar do deputado federal Júlio César, e executada pelo Governo do Estado através da SDR.

Na oportunidade, a superintendente ressaltou aos representantes da associação de moradores e lideranças locais, a importância da parceria para o uso do equipamento, que ainda incluem grade aradora, uma carreta e uma roçadeira hidráulica. “ Vocês são os responsáveis pela elaboração do regimento para regularizar a utilização de todo o equipamento, com acompanhamento da associação e do governo do estado, por meio da Sdr”, explicou Patrícia.

Superintendente Patrícia Vasconcelos na de maquinário em Melancias. Foto: Edna Maciel

Para Evandro Cardoso, presidente da associação de moradores de Melancia, os equipamentos são uma conquista sem precedentes para a comunidade. “Estamos muito felizes. As máquinas irão ajudar na produção da gente, da nossa comunidade. A gente precisa do trator e dos outros equipamentos para gradear a terra, bater feijão, milho, carregar mandioca e madeira se precisar “, comentou Evandro.

O secretário estadual do Desenvolvimento Rural, Francisco Limma, que participou da entrega simbólica dos equipamentos na última sexta-feira (16), no Parque de Exposição Dirceu Arcoverde, ressaltou o esforço do Estado para garantir a entrega destes equipamentos para a comunidade e a importância destes para a agricultura familiar. "A entrega destes equipamentos possibilidade uma contínua modernização da agricultura familiar. Além de reduzir os esforços braçais, tais equipamentos permitem o cultivo de áreas maiores e áreas permanentes. Isso significa um aumento da renda para os agricultores e a fixação das áreas de cultivo, onde o agricultor familiar passa mais tempo cultivando uma mesma área, o que, por consequência, significa uma redução do impacto ambiental”, pontuou.

A SDR, em parceria com Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), providenciará a elaboração do regimento de uso e manutenção destes equipamentos, além de fornecer capacitação para os agricultores da região para o uso correto de cada uma das máquinas.

Entrega simbólica no Parque de Exposição Dirceu Arcoverde, na última sexta-feira (16)( Foto: Diego Barlo)

A entrega do maquinário tem como objetivo promover a mecanização da agricultura familiar como estratégia de inclusão produtiva, incentivando o processo de organização e a geração de renda. Kits semelhantes foram entregues anteriormente nos municípios de Oeiras, Picos e Madeiro. As próximas cidades a serem beneficiadas serão Jaicós e Buriti dos Lopes.

Edna Maciel e Diego Barlo
Advertisemen