-->

Tech Nordeste começa nesta quarta, 16

Publicidade
Mais de três mil pessoas dos nove estados do Nordeste são esperadas para participar da primeira edição do Tech Nordeste - Fórum de Ciência, Tecnologia e Inovação Sustentáveis para o Desenvolvimento da Região Nordeste, que começa nesta quarta-feira, 16, prosseguindo até sexta, 18. O evento acontece no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana, em São Luís, numa realização do Sistema Sebrae Nordeste, sob a coordenação do Sebrae no Maranhão.

A proposta do evento é criar um espaço referencial de geração e difusão de conhecimentos científicos, tecnológicos e inovadores na região Nordeste com objetivo de construir conteúdos qualitativos de soluções aplicáveis ao dia a dia dos pequenos negócios e da sociedade nordestina como um todo.

Clique na imagem e siga para a página da Tech Nordeste
De acordo com o presidente do Conelho Deliberativo do Sebrae no Maranhão, Edilson Baldez das Neves, durante os três dias do Tech Nordeste serão discutidos temas importantes para o desenvolvimento da região. “Neste Fórum iremos trazer à tona temáticas importantes para a construção do futuro das nossas ações, para isso precisamos tomar atitudes agora, traçando metas, discutindo possibilidades, pensando as organizações de forma sustentável”, afirmou.

“O momento é um dos mais propícios para apresentar esse Fórum, pois precisamos encontrar soluções e promover mudanças que nossa região tanto necessita. Por isso, ao final do Tech Nordeste, iremos produzir um documento com propostas de políticas públicas e projetos, de acordo com os eixos temáticos discutidos”, informou Baldez.

O evento possui cinco eixos temáticos que norteiam toda a programação: Mobilidade no Estado do Maranhão; Recursos Hídricos; Energia Limpa; Resíduos e Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). Os painéis, palestras, oficinas e eventos paralelos que acontecerão durante o Tech Nordeste foram construídos com o apoio de Instituições de Ensino Superior (IES) públicas e privadas, Governo do Estado e representantes do setor empresarial.

Programação

Dentro da programação do evento, o participante conta com uma grande variedade de temas e eventos paralelos. O Papo com Especialistas, por exemplo, irá discutir os eixos temáticos que serão abordados durante o Tech Nordeste. O Hack São Luís trará para o palco do Fórum, desenvolvedores de software que cresceram em São Luís do Maranhão e, hoje, trabalham em empresas de referência ao redor do mundo​, como Microsoft (EUA), Booking.com (Holanda), Mobile Embrace (Austrália), dentre outras.

Os stands, quiosques e salas, auditórios e demais espaços do Fórum abrigam a Mostra de Tecnologias e Inovações Regionais, onde se tem o Espaço de Inovações e Módulos de Startups, Espaço Cidades Inteligentes, Lounge Regional, Anfiteatro e Espaço de Vídeo Exposições.

Ao todo, estão programadas 40 palestras, cinco painéis, uma mostra de trabalhos científicos, uma rodada de projetos, um fórum, uma conferência, três talks shows, dois minicursos na Unidade Móvel de Automação do Senai, dois workshops e uma oficina, além do Sebrae Talks (focado em marketing digital), duas visitas técnicas, o Fórum Embrapa e a Reunião da Associação Brasileira de Dirigentes dos Sebrae Estaduais (Abase - Nordeste).

Convidados

O Tech Nordeste trará convidados de peso que irão abordar temas relevantes para o Fórum. Allan Costa vai ministrar duas palestras durante o evento: ‘Anjos e Demônios - a Arte do Começo: Como Criar Startups de Sucesso e Mudar o Mundo’ e ‘A Face Oculta da Inovação’. Costa é investidor-anjo e mentor de startups ligado ao Harvard Business School Startup Angels e co-fundador da Curitiba Angels.

Outro palestrante de renome será o estudioso de Cultura Digital e Web ativista, Gil Giardelli, que vai falar no evento sobre ‘O Futuro da Sociedade em Rede e a Digitalização dos Negócios’. No último dia do Tech Nordeste está agendado o Investidor Day, voltado para que criadores de startups maranhenses apresentem suas ideias para investidores, como forma de captar capital necessário para tirar as ideias do papel – o investidor-anjo, João Kepler coordenará o evento.

Parceiros

O Tech Nordeste conta com patrocinadores e parceiros como: Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa); Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema); Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Faculdade Pitágoras; Enova; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Ifma); Federação da Agricultura do Estado Maranhão (Faema ); Infortask; TVN; Universidade Estadual do Maranhão (Uema); Universidade Federal do Maranhão (Ufma); Hack São Luís; Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap); Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e Vale.

Quem quiser participar do evento pode fazer o credenciamento no local ou no site do evento: www.technordeste.com.br. No site, também pode-se ficar por dentro de todas as informações, bem como novidades, programação e notícias sobre o evento.

Samme Ribeiro
Advertisemen