-->

HCM realiza ciclo de palestras

Publicidade
Com o objetivo de promover a constante atualização da equipe multiprofissional que atua na assistência direta ao paciente, além dos residentes e acadêmicos, o Hospital Dr. Carlos Macieira (HCM) tem promovido uma série de palestras. Uma delas foi proferida pelo cardiologista Marcone Barbosa Pacheco, que abordou o tema ‘Avaliação Cardiológica Pré- Operatória’. Em outro encontro, a hematologista Geraulina Mendonça Castro falou sobre ‘Segurança Transfusional’.

Também em outubro, a equipe participou da palestra ‘Perspectivas atuais no tratamento das síndromes coronarianas agudas’, ministrada pelo médico Carlos Gun, chefe da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia de São Paulo.
Hematologista Geraulina Mendonça Castro ministrou o tema ‘Segurança Transfusional’ durante Ciclo de Palestras no HCM
Hematologista Geraulina Mendonça Castro ministrou ‘Segurança Transfusional’. Foto: +GovernoMA 
Segundo o diretor-geral do HCM, Josué Almeida Vieira Filho, a ideia é promover a educação continuada, tanto como forma de valorização da equipe como melhoria do atendimento ao cidadão. “O Hospital Carlos Macieira é referência em qualidade do atendimento, e, além dos residentes médicos, temos acadêmicos de diversos cursos, e sempre iremos trazer temas atuais para serem debatidos com os profissionais”, informou o diretor.

Na opinião de Marcone Pacheco, a iniciativa é positiva, pois, possibilita que o hospital seja também um centro de estudos. “É importante esse espaço para discutir novos protocolos, artigos, atualizar o profissional e estimular o serviço de excelência, motivando toda a equipe”, avaliou o cardiologista.

A médica Geraulina Mendonça apresentou ações que visam garantir a segurança e eficiência da assistência. “Trouxemos dados do próprio hospital, dividindo por setores, para orientar a equipe sobre formas de melhorar a indicação e priorizar a transfusão durante o dia, o que confere maior certeza de que o paciente está sendo bem assistido”, garantiu.

Para Thiago Soares, técnico em Análises Clínicas, a aula ajudou tanto a equipe que atua no Banco de Sangue, como a equipe de outras áreas “Todo conhecimento que for para melhorar a vida do paciente, deve ser compartilhado e incentivado”, contou. “Esse é um pontapé para melhorar o trabalho dentro do hospital, achei o encontro bem produtivo”, completou o anestesiologista Gustavo Frota.
Marcone Barbosa Pacheco, cardiologista, apresentou informações relativas aos procedimentos adotados no HCM no que se refere a risco cirúrgico
Marcone Barbosa Pacheco, cardiologista, apresentou informações relativas aos procedimentos adotados no HCM no que se refere a risco cirúrgico. Foto: +GovernoMA 
Agência de Notícias Maranhão
Advertisemen