-->

Flávio Dino assina criação da Uemasul

Publicidade
Um campus como jamais fora visto. Muito além de universitários, professores e funcionários. Na manhã desta terça-feira, 1º de novembro, estudantes do ensino médio, intelectuais, políticos e populares lotaram o Centro de Estudos Sociais de Imperatriz para a fundação da Universidade Estadual da Região Tocantina, projeto de autoria do governador do Maranhão Flávio Dino e aprovado pela Assembleia Legislativa na semana passada.

A aluna do curso de letras, Walquíria Lima, foi a primeira a discursar na solenidade; agradeceu pela universidade e entregou uma lista de reivindicações ao governador.


Ao lado do deputado estadual Marco Aurélio (E) e do secretário da Infraestrutura, Clayton Noleto, governador sanciona fundação da Universidade Estadual da Região Tocantina, Uemasul. Foto: Nael Reis

Flávio Dino assina o projeto que cria a Uemasul. Foto: Kelly Queiroz
Flávio Dino assina o projeto que cria a Uemasul. Foto: Kelly Queiroz
"Autorizo o secretário da Infraestrutura, Clayton Noleto, a proceder com as devidas reformas das atuais instalações, em conformidade com as reivindicações entregues", respondeu o governador.

Flávio Dino agradeceu o terreno doado pelo Sindicato Rural de Imperatriz para a construção do sede da Uemasul. "O dinheiro já está alocado e vamos iniciar a construção rapidamente", confirmou.

Emocionado, ele recordou que a reivindicação da autonomia universitária vem de 30 anos. "Em 1982 meu pai, Sálvio Dino [Ex-prefeito de João Lisboa por duas vezes], então deputado estadual, apresentou este projeto para criação de uma universidade em Imperatriz", lembrou.



Flávio Dino ainda voltou a atacar duramente a aprovação da PEC 241 pelo Congresso Nacional e arrancou aplausos dos estudantes que ocupam o campus da Uema desde a noite da terça-feira, 25 de outubro em protesto contra a aprovação da Proposta de Emenda pela Câmara dos Deputados e que será votada ainda semana pelo Senado.

"Somos contrários na prática pois estamos investindo mais em saúde e mais em educação como é o caso da Uemasul", disse o governador que em seguida explicou os próximos passos da nova universidade. Ouça:



O secretário da Ciência e Tecnologia do governo do Maranhão, Jhonatan Almada discursou após a estudante de letras, Walquíria Lima, e destacou que desde 2010, na sua primeira campanha ao governo, Flávio Dino tinha no seu plano de governo a criação das universidades regionais. Assista:



O deputado estadual Marco Aurélio, do PCdoB, antecedeu o governador  e explicou as dificuldades, para a aprovação da Uemasul pela Assembleia Legislativa. O projeto terminou com a aprovação unânime.



Lente da Agência da Aldeia - AgA captou:


Uma animada banda na abertura dos trabalhos e na execução do Hino Nacional

Solenidade começou por volta das 10h  no Campus da Uema no centro de Imperatriz
Direto da Aldeia Global NET publicou sobre Uemasul:
Expedito Barroso: sobre a Uemasul
Uemasul: a luta continua
Organizações comemoram Uemasul
Uemasul: Assempleia aprova criação
Marco Aurélio quer urgência para Uemasul
Apresentador de TV José Filho, decano da imprensa local

Júnior Coelho, direto da TV Difusora Sul

Leo Costa, apresentador de TV

Padre Raimundo Nonato, ex-secretário de Ação Social da prefeitura de Imperatriz

Presidenta da Associação de Imprensa, Kelly Queiroz

Ex-secretária de Educação da prefeitura de Imperatriz, Regina Célia

Ari Santos, mestre de cerimônia do governo do Maranhão

O deputado estadual Leo Costa estava ao lado de prefeitos da Região Tocantina

Campus ficou lotado, comunidade prestigiou a sansão da Uemasul

Estudantes do ensino médio fizeram parte da plateia

Walquíria Lima do curso de lletras entregou documento ao governador
Advertisemen