-->

Educação para o trânsito no Porto do Itaqui

Publicidade
O Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA) abriu a Semana Interna de Prevenção de Acidentes, a SIPAT 2016, promovida pela Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), no Porto do Itaqui. A Coordenação de Educação para o Trânsito desenvolveu para o evento a palestra “Reduzindo os Riscos de Acidentes”.

O assistente de trânsito do Detran-MA, Rafael Rocha, foi quem ministrou a palestra. Ele destacou as principais causas de acidentes. “Existem os fatores estruturais das vias, fenômenos naturais, como a chuva, problemas mecânicos, mas principalmente, falha humana. Para combatermos a imprudência dos condutores, trabalhamos a inteligência emocional como um aliado a mais pela paz no trânsito”, destacou Rafael.

A Sipat 2016 discutiu temas relacionados a acidentes e educação de trânsito
A Sipat 2016 discutiu temas relacionados a acidentes e educação de trânsito. Foto: Camila Aranha
O técnico em segurança do trabalho da Emap, Eliézer Botentuit, revela que a maioria dos acidentes dentro do Porto do Itaqui ocorre no trânsito. “Na área portuária, o trânsito de pessoas e veículos é muito grande, e um dos aspectos que chama a atenção é o tráfego de máquinas pesadas, frequente e intenso. Por isso, o cuidado com as normas e a educação do motorista é muito importante”, explica o técnico.

Na terça-feira, 08, o Detran-MA promove também uma blitz educativa no principal portão de acesso do Porto do Itaqui. A iniciativa visa conscientizar os funcionários da Emap e empresas parceiras, que funcionam no porto, sobre a necessidade de atitudes preventivas para um trânsito mais seguro.

A prevenção de acidentes no trânsito entrou pela primeira vez na pauta do SIPAT. O evento é anual e em 2016, trouxe como tema: “Como a segurança pode mudar sua vida”. Além do trânsito, outros assuntos integram a programação desse ano, como investigação de acidentes, a campanha ‘Novembro Azul’, focando a saúde do homem e a importância da ginástica laboral.

Camila Aranha, Agência de Notícias Maranhão
Advertisemen