-->

Educa Mais premia melhores do Ideb

Publicidade
Trinta escolas públicas do Maranhão com os melhores resultados obtidos no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2015 foram premiadas pelo ‘Educa Mais Maranhão’ na tarde desta sexta-feira (11), em solenidade realizada no Palácio Henrique de La Rocque. O governador Flávio Dino e o secretário de Educação, Felipe Camarão, entregaram para todas as escolas R$ 10 mil, um notebook e uma placa em reconhecimento ao bom desempenho nas avaliações educacionais.

A solenidade teve início com a apresentação teatral dos alunos da Unidade Integrada Maria José Aragão, que transformaram em arte as ações do programa ‘Escola Digna’ e do ‘Educa Mais Maranhão’, que fazem parte dos amplos investimentos que o Governo do Estado tem feito no sistema educacional maranhense.

Sobre a premiação, o governador fez questão de destacar que o prêmio foi o mesmo para todas as escolas, independente das notas obtidas nos dois índices. “Nós premiamos também aqueles que mais melhoraram as suas notas. Indecentemente do patamar em que estão. Porque significa que eles estão caminhando na direção certa. E vejam, o prêmio é uma convenção que é divulgada pela lista. Mas o prêmio foi igual. Igual para todas as escolas. Porque todas têm o mesmo mérito”, sublinhou Flávio Dino.

O prêmio ‘Educa Mais Maranhão’ constitui-se como uma política de divulgação de boas experiências de gestão escolar e de incentivo ao aprimoramento de ações que possibilitam a troca de experiências entre gestores.

Do total de escolas, 20 são de Ensino Fundamental - de redes municipais, estadual e federal - que foram premiadas pelo resultado alcançado no Ideb. Dez destas escolas obtiveram o melhor Ideb entre as escolas públicas do Estado, em 2015, sendo cinco nas séries iniciais e cinco nas séries finais. Outras 10 escolas por serem as instituições de Ensino Fundamental que mais cresceram entre as escolas da Rede Pública.

Para o secretário Felipe Camarão, o momento de premiação pelo bom desempenho nas avaliações educacionais significa o reconhecimento ao esforço de cada um de dos alunos, alunas, professores, professoras e gestores das escolas que obtiveram esses resultados. “Significa também estimular para que isso continue sempre a acontecer. Que quem ganhou continuar com esse desempenho e quem não ganhou utilizar como exemplo”, enfatizou.

A condecoração foi cercada de festa e aplausos para os vencedores, que exibiam os prêmios com muito orgulho e gratidão. O aluno Marcos Augusto Mendes Barros, do Colégio Militar Tiradentes Unidade I, agradeceu premiação em nome de todos os estudantes presentes e parabenizou os colegas, docentes e gestores que contribuíram para o fortalecimento da educação. “Queria agradecer para todos que agem diretamente na educação do nosso estado. Obrigado por fazer essa mudança”, concluiu.

Rafael Arrais, Agência de Notícias Maranhão

Fotos de Handson Chagas

Advertisemen