-->

Áudio entre controlador e piloto da Lamia

Publicidade
Foi revelado nesta quarta-feira o áudio que revela a conversa entre a torre de controle do aeroporto Jose Maria Cordova em Rionegro e pilotos de aeronaves na segunda-feira à noite foram programados cumpridos.

Entre os motoristas que interagem com o controlador de tráfego aéreo aparece Miguel Quiroga, capitão a bordo do vôo Lamia CP2933, transportando 77 pessoas a bordo, incluindo os gestores e membros da equipe de reais.

Dentro de dois minutos de gravação, o piloto diz: "na abordagem pediu prioridade para a abordagem nos foi apresentado com um problema de combustível."

13 segundos mais tarde, uma nova troca de mensagens ocorre:

Torre: - Eu entendo que solicitar prioridade para o pouso também para problema de combustível certo?
Piloto: - Afirmativo.
Torre: - Ok, então eu vou dar-lhe vetores para prosseguir com o localizador e fazer a abordagem em 7 minutos.

Aos 4 minutos, 14 segundos na gravação, o piloto boliviano pede novamente vetores para a abordagem.

O controlador responde: "cuidado, eu tenho uma aeronave abaixo dele que estão tentando para se aproximar e estão conduzindo uma revisão faixa adicional. Que horas você tem que ficar na sua abordagem?"

O piloto responde: "t de emergência de combustível Engo , Srta. Por isso, peço uma vez claro acabar ".

30 segundos depois, o piloto intervém: "Eu peço declínio imediato".

Também: Avião Lamia não declarou estado de emergência: Aerocivil

Nos próximos 17 segundos, o controlador desvia um avião de Colômbia, que tinham indicação abordagem Lan. e se comunica com você de novo voando Lamia:

- Torre: "Você pode agora fazer a curva para a direita para iniciar a descida. Trânsitos tem uma milha abaixo de você ".
- Piloto: "Tráfico de pedido de vista (...) uma vez que se juntar o localizador".
- Torre: "Capitão, você tem dois, um oh, eu preciso para diminuir isso . nível . Ele teria que virar para a direita para iniciar a sua descida"
- Piloto: "Negativo, senhora. Estamos agora começando nossa descida e nós são para o localizador ".
Em adição: Eles salvaram suas vidas não endereço
O novo controlador interrompe a comunicação e desvia 9771 Avianca vôo de 16 segundos. Então, dá indicações para voo Lan desvia outra Avianca (9356) e reconecta com o plano de Lamia.
- Torre: "Você tem um tráfego à sua frente, 18.000 pés."
- Piloto: "é identificado Ele e nós temos acima de nós, perder. Estamos no curso final ".
- Torre: A aeronave é de 18.000 tráfego de pé Capitão agora está abandonando a esquerda, o tráfego adicional já desocupado mil oitocentos ".
- Piloto: ... a pista e nós somos um oito mil nós.


Aos 6 minutos, 58 segundos de gravação, o controlador de tráfego aéreo dá as instruções completas bolivianos piloto: "Atento. C abordagem continue, pista molhada. Relatar se você precisar de qualquer serviço em terra ". O piloto confirmou.

Dois minutos e quatro segundos depois, o piloto boliviano abre a comunicação:

- Piloto: "Avião está em fracasso total, total de electricidade, sem combustível."

Seis segundos depois, o controlador responde: "livres e faixa operável, chuva sobre o sono, alertou os bombeiros."

- Piloto: " Vectors Senhorita , vetores para a pista."
- Torre: "O radar sinal foi perdido, não tem, e informa curso agora."
- Piloto: "Vamos vinculados três seis zero".
- Torre: (voz rouca): "No caminho para a esquerda ... Vire zero um zero, avance para o localizador borda Rionegro, uma milha à frente. Quando você está ... direita para a esquerda Cabeçalho três-cinco-zero. "
- Piloto: "Deixou três-cinco-zero."
Torre: "Você é 0,1 milhas da borda Rionegro. Eu não tenho a altitude. "
-Piloto: "Senhorita 9.000 pés, vetores, vetores precisa."
-Torre: "Você é 8,2 milhas da faixa (com a voz rouca) que altitude é agora?"

O piloto não respondeu novamente. A outra aeronave na área pedindo para direções para a abordagem.

O avião caiu em Cerro Gordo, município de La Union. Seis pessoas sobreviveram e 71 morreram.



Vanessa Restrepo, El Colombiano
Advertisemen