-->

Marco Aurélio quer urgência para Uemasul

Publicidade
Manhã de terça feira repleta de luta: milhares de estudantes de Imperatriz vão às ruas na defesa da criação da Uemasul. Movimentos fortes de apoio nos ajudam.
Estudantes seguiram da Uema até a C}amara em apoio a Uemasul. Fotos: WtahsApp
Hoje, na Assembleia, aprovamos requerimento de urgência de minha autoria, para tramitação do Projeto de Lei, enviado pelo governador Flávio Dino, que cria a Uemasul. Em sessão extraordinária, já iríamos aprovar, quando foi feito pedido de vistas por 24h.

Mais sobre a manifestação:
Estudantes de Imperatriz manifestam apoio à criação da Uemaul

Amanhã, aprovaremos a matéria. Com grande orgulho, serei relator do projeto, pois, como filho da Uema, estarei vendo se concretizar uma luta história pela autonomia de nossa universidade, com a criação da UemasulL

Direto da Aldeia Global publicou sobre Uemasul:
Expedito Barroso: sobre a Uemasul
Uemasul: a luta continua
Organizações comemoram Uemasul
Uemasul: Assempleia aprova criação

Agradecemos o apoio nas ruas, também ao apoio dos deputados e deputadas que têm ajudado, enfrentando os que têm criado dificuldades, e ao nosso Governador pela coragem em desafiar junto com nossa comunidade o corporativismo que há tantos anos impediu o fortalecimento de nossa universidade. #UemasulJa. #NaLuta

Deputado estadual professor Marco Aurélio, Redes Sociais

Nota do editor da Aldeia: Às 20h09min, de terça-feira, 25, adicionamos:

Estudantes de Imperatriz manifestam apoio à criação da UemaSul

Por meio de passeata que culminou em ato na Câmara Municipal de Veradores de Imperatriz, na manhã desta terça-feira (25), estudantes manifestaram apoio à criação da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UemaSul) no município.

A UemaSul foi proposta pelo governador Flávio Dino no final de setembro, por meio de projeto de lei encaminhado à Assembleia Legislativa do Maranhão. Segundo o documento, a instituição terá sede em Imperatriz para regionalizar a gestão e aplicação dos recursos.

A regionalização do ensino possibilita o desenvolvimento de uma formação superior voltada para atender às vocações econômicas da localidade, ao permitir autonomia administrativa à nova universidade.

De acordo com projeto de lei, todos os bem imóveis e móveis pertencentes à Universidade Estadual do Maranhão (Uema) passam a integrar o patrimônio da UemaSul, para serem geridos conforme às especificidades da região.

O texto esclarece, ainda, que os municípios a serem atendidos pela universidade serão fixados em decreto posterior a aprovação da lei que autoriza sua criação.

Professores em defesa da regionalização

Além de alunos, professores de Imperatriz se juntaram ao coro em favor da implantação da nova universidade. “A UemaSul é a realização de um sonho de todos que querem a tão sonhada autonomia. Dará mais condições de desenvolver pesquisa e extensão na Região Tocantina, e os resultados podem contribuir para o desenvolvimento de todo o Maranhão”, declarou a professora IaneMaukers.

Requerimento de urgência

Um requerimento de urgência, de autoria do deputado estadual Marco Aurélio, foi colocado em votação na Assembleia nesta terça-feira, para tramitação do projeto de lei que propõe a criação da universidade. O requerimento entrou em votação por meio de sessão extraordinária, mas foi solicitado pedido de vistas por 24 horas.

De acordo com o parlamentar, a expectativa é que o requerimento seja aprovado na quarta-feira (26). “Com grande orgulho, serei relator do projeto, pois, como filho da Uema, estarei vendo se concretizar uma luta histórica pela autonomia de nossa universidade, com a criação da UemaSul”, afirmou o deputado, que também é professor.

Carolina Melo, Agência de Notícias Maranhão
Advertisemen