-->

MA: 24º Congresso de Fruticultura

Publicidade
Entre os dias 16 e 21 de outubro, ocorrerá o 24º Congresso Brasileiro de Fruticultura. O evento abordará o tema “Fruteiras nativas e sustentabilidade” e será realizado pela Universidade Estadual do Maranhão (Uema), Embrapa e Governo do Estado do Maranhão. O congresso será realizado no Hotel Luzeiros, em São Luís (MA).

Serão realizadas mesas redondas, conferências com pesquisadores nacionais e internacionais, minicursos, palestras, caravana de produtores, visitas técnicas e apresentação de trabalhos científicos. Os pesquisadores da Embrapa Agroindústria Tropical, Ricardo Elesbão Alves e Gustavo Saavedra participarão de atividades no congresso. Ricardo Elesbão será o coordenador da mesa-redonda “Pós-colheita de fruteiras”, que abordará qualidade, doenças e regulação hormonal de frutos. O pesquisador também participará como moderador das conferências “Desenvolvimento de embalagens para frutas in natura” e “Métodos analíticos na determinação de polifenois em frutos”.

Destaque também para a mesa redonda “Frutas na indústria”, em que o chefe-adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento da Unidade, Gustavo Saavedra, abordará temática relacionada a fermentados e destilados de frutas. Confira a programação:


Fruticultura brasileira

O Congresso Brasileiro de Fruticultura (CBF) é um evento técnico-científico, realizado a cada dois anos, e desde a sua primeira edição reúne um número expressivo de profissionais de pesquisa, ensino e extensão, produtores, empresários, empresas públicas e privadas direta e indiretamente interessadas no setor do agronegócio frutas, que vem se transformando em uma das principais fontes de renda do país.

Durante o evento, serão divulgados e discutidos temas relevantes para a fruticultura brasileira, especialmente para o Maranhão, proporcionando o intercâmbio de importantes informações entre os agentes envolvidos, tais como pesquisadores, professores, extensionistas, estudantes de graduação, pós-graduação, produtores e técnicos de empresas públicas e privadas.

Na oportunidade, será entregue o Prêmio Jovem Científico em Fruticultura, a ser concedido ao melhor trabalho de iniciação científica e às melhores teses de mestrado e doutorado, desenvolvidas na área de fruticultura nos últimos cinco anos. Tal premiação tem por objetivo incentivar jovens pesquisadores, além de destacar a importância deste evento como fórum de formação, discussão e divulgação de tecnologias para fortalecer a fruticultura do Maranhão e do país.

SFAgro
Advertisemen