Tags

Artesanato encanta na 1ª Brasil Original

Publicidade
O artesanato maranhense está presente na primeira edição da feira de artesanato Brasil Original, realizada pelo Serviço Brasileiro de Apoio as Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), desde quinta-feira (20), no Centro de Exposições Anhembi – Pavilhão Oeste, na cidade de São Paulo. Até domingo (23), cerca de 20 mil passam pelo espaço, onde estão sendo realizadas a comercialização de produtos artesanais e capacitação em gestão de negócios.

A presença do Maranhão é proporcionada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Turismo (Sectur), que viabilizou a ida de 12 artesãos e a comercialização das peças de outros seis profissionais. Eles foram selecionados por meio de chamamento público, devendo atender aos critérios das tipologias ‘Fibras’, ‘Fios e Tecidos’, ‘Madeira’, ‘Cerâmica’, ‘Azulejo’, ‘Couro’, ‘Miçangas e Pedrarias’, ‘Artesanato de Matriz Africana’, ‘Materiais Recicláveis, ‘Artesanato Indígena’, ‘Artesanato Quilombola’.
Artesãos maranhenses e o secretário adjunto da Sectur, Hugo Veiga, em frente ao estande do Maranhão
Artesãos e o secretário adjunto, Hugo Veiga, em frente ao estande do Maranhão. Foto: +GovernoMA 
Criada com azulejos, fibra de buriti, renda de bilro, couro e outras matérias-primas, o Maranhão apresenta, no estande da Brasil Original, uma grande variedade do artesanato utilitário e decorativo. A originalidade das peças, qualidade e identidade cultural estão atraindo clientes e gerando um desempenho positivo de vendas.

Desde o primeiro dia, o estande do Maranhão chamou atenção dos visitantes. "Sempre que tenho oportunidade, visito feiras de artesanato. O Maranhão surpreende pela diversidade dos produtos. Gosto muito do colorido, das formas e da maneira que traduzem a cultura em suas peças. É de muita beleza e bom gosto", destaca a empresária paulista Carolina Menezes.

“Este evento é uma oportunidade única de divulgar e promover o artesanato maranhense no maior mercado consumidor do País, que é São Paulo. Temos uma feira muito organizada e com um layout dos estandes excelente, com 180 m², o que vão permitir que a visualização e comercialização dos produtos seja feita de forma efetiva”, ressalta o secretário adjunto de Turismo da Sectur, Hugo Veiga. Para ele a participação do Maranhão na feira é muito importante. “O artesanato faz parte da cadeia complementar ao turismo e representa a cultura e identidade do nosso povo”.

Mais Artesanato

O Governo do Maranhão, com a criação do Programa Mais Artesanato, por meio da Sectur, desenvolve um trabalho em alinhamento com o Programa Brasileiro do Artesanato (PAB). O foco de ação é a preparação dos artesãos e das organizações representativas do setor para o mercado competitivo, promovendo a profissionalização e comercialização dos produtos artesanais. Como consequência, além de gerar oportunidades de trabalho e renda, estimula o aproveitamento das vocações regionais, levando à preservação das culturas locais.

Agência de Notícias Maranhão
Advertisemen 336x280

Related Posts
Disqus Comments