-->

Trovão: Imesc relança publicação

Publicidade
Como parte da comemoração dos 10 anos do Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc) e da reformulação que a Biblioteca Ignácio Rangel, foi relançada no site oficial do órgão, a obra ‘O Processo de Ocupação do Território Maranhense’.

Lançado originalmente em 2008, a publicação é resultado de um estudo do atual chefe de Departamento de Estudos Territoriais do Imesc, do geógrafo José Ribamar Trovão, abrangendo as frentes de ocupação do território maranhense a partir do século XVI, o perfil indígena no processo de ocupação e o perfil indígena no período.
Clique na imagem do geógrafo José de Ribamar Trovão para visualizar O Processo de Ocupação. Foto: +GovernoMA 
Para o autor, o relançamento da obra mostra a importância do trabalho para a sociedade maranhense em geral. “Não existe nenhum livro que faça a abordagem da ocupação do Maranhão de forma condensada. Daí a importância de ser colocado novamente em circulação, para que todos tenham acesso aos estudos”, disse.

A ideia de republicar o livro surgiu da necessidade de alguns acadêmicos e pesquisadores, que encontraram dificuldades em ter acesso ao material. Publicado como parte do Projeto ‘Cadernos Imesc’, pontua Ribamar Trovão.

O chefe de departamento do Imesc, explica como o processo de criação da obra: “Aproveitei a minha experiência em sala de aula e o conhecimento que tenho da área, com as referências bibliográficas utilizadas. Assim foi construído o artigo, que contém mapas de elaboração própria do Imesc”, comentou o pesquisador.

A obra ‘O Processo de Ocupação do Território Maranhense’, pode ser encontrada no site do Imesc, no meio do link:http://imesc.ma.gov.br/portal/Post/view/24/109

Biblioteca Ignácio Rangel

A Biblioteca Ignácio Rangel possui um acervo de periódicos estaduais e nacionais nas áreas de economia, planejamento econômico, estatística, políticas públicas, história, geografia, meio ambiente, produções acadêmicas, além das publicações próprias do Imesc e do acervo relacionado à missão de depositária oficial das publicações do IBGE.

A Diretoria de Comunicação e Disseminação de Dados do IMESC está disponível para prestar informações sobre consulta ao acervo das publicações do IBGE. Outras publicações encontram-se disponíveis na Biblioteca Ignácio Rangel, que funciona das 13h às 19h, de segunda a sexta, na Avenida do Vale, Edifício Zircônio, 1º Andar, Sala 104, Renascença II, em São Luís. Para mais informações entre em contato pelo número (98) 3221-9293 ou pelo e-mail: biblioteca.imesc@imesc.ma.gov.br
Clique na imagem para baixar o caderno (PDF). Imagem: +GovernoMA 

Cadernos Imesc

O Projeto Cadernos Imesc iniciou em 2008, quando o então presidente do Instituto, Raimundo Nonato Palhano, deu início a série editorial, com o objetivo de resgatar o debate público sobre temas contemporâneos e relevantes da realidade maranhense, com vistas a contribuir para o planejamento do desenvolvimento sustentável do Maranhão.

Além da edição de autoria de José de Ribamar Trovão relançada, a série Cadernos Imesc conta, ainda, com mais seis edições, que podem ser encontradas para consulta na Biblioteca Ignácio Rangel. Segue a lista das obras:
  • Cadernos Imesc 1 – Os Maranhenses (Contribuição para a Teoria Geral do Maranhão), de Rossini Corrêa.
  • Cadernos Imesc 2 – Cenário da Educação Básica Maranhense 2008-2017, de Raimundo Palhano.
  • Cadernos Imesc 3 – Perfil do Comércio Exterior Maranhense – 1996 a 2007, de Alan Vasconcelos Santos, Aléssio Leal Amorim, Charlilson Sousa de Carvalho, Jonas Araújo Sodré, José Henrique Frazão Costa e Walter Reis Lopes Júnior.
  • Cadernos Imesc 4 – Dinâmica da Economia Maranhense nos últimos 25 anos, de Felipe de Holanda.
  • Cadernos Imesc 6 – Análise de Modelos de Séries Temporais para a Previsão Mensal do ICMS do Estado do Maranhão para o ano de 2008, de Alan Vasconcelos Santos e José Henrique Frazão Costa.
  • Cadernos Imesc 7 – Desenvolvimento Econômico recente do Maranhão: uma Análise do Crescimento do PIB e Perspectivas, de Benjamin Alvino de Mesquita.
Camila Carneiro
Advertisemen