Programação para comemorar aniversário

Publicidade
Um sucesso do teatro maranhense abrilhantou ainda mais a programação cultural organizada pelo Governo do Estado para comemorar os 404 anos de fundação de São Luís. O público que compareceu à Praça Nauro Machado, no Centro Histórico, na noite desta quarta-feira (7), pode curtir, gratuitamente, o aplaudido espetáculo ‘Pão com Ovo – A vingança de Zé Maria’, encenado pela Companhia Teatral Santa Ignorância. Sucesso há cinco anos consecutivos, a comédia já foi apresentado em várias cidades do interior do Maranhão e também em outros estados.

A praça ficou pequena para as centenas de pessoas que forma conferir a programação e se divertiram com o espetáculo. O momento foi de reunir familiares e amigos em um dos pontos de cultura mais expressivos da capital para dar os parabéns antecipados à capital. “A programação foi pensada para valorizar nossos cartões postais do turismo e lazer, para contemplar a arte maranhense e promover a reunião das pessoas, das famílias com toda a organização e segurança”, enfatizou o secretário de Estado de Cultura e Turismo (Sectur), Diego Galdino.

Cenas do aniversário na lente de Handson Chagas

Governo do Estado realiza vasta programação para comemorar aniversário de São Luís‏

Governo do Estado realiza vasta programação para comemorar aniversário de São Luís‏

Governo do Estado realiza vasta programação para comemorar aniversário de São Luís‏

Cada apresentação do grupo é diferente e a peça se reinventa de acordo com a cidade onde é apresentada, com uma rápida pesquisa, sobre bairros, nomes de famílias tradicionais, linguajar e costumes. A cada nova temporada uma nova temática, com quadros novos como aniversário de criança, baile de formatura e uma leitura divertida das festas populares e manifestações políticas atuais. A funcionária pública Eliete Saldanha, 34 anos, assistiu ao espetáculo pela primeira vez e adorou. “Já tinha visto na internet, mas queria assistir ao vivo. Muito boa essa ideia que oportuniza a muitos maranhenses prestigiarem a cultura local”, ressaltou.

Curiosidades da peça

Desde o ano passado o grupo se apresenta em diversas cidades do interior do Maranhão no projeto Caravana Pão com Ovo, que conta com o apoio do Governo do Estado. O projeto itinerante teve início este ano e já soma 14 apresentações em 13 cidades com sucesso absoluto de público nos locais percorridos. Devido o enorme sucesso, a peça atravessou as fronteiras maranhenses e já conquistou plateias em São Paulo, Rio de Janeiro, Piauí e Rio Grande do Norte. “Achei muito bacana essa chance de assistir de graça a peça. Vi uma vez no teatro e também lotou. O espetáculo é muito bom mesmo”, disse o estudante universitário Ricardo Santos de Araújo, 23 anos.

Direto da Aldeia Global Net publicou sobre aniversário:
Dança anima aniversário de 404 anos
Espaço interativo conta história de etnias
Capital troca de idade e recebe presentes
SLZ 404 anos: governo gera emprego e renda

Com um tempo médio de uma hora e meia de duração, a peça conta com esquetes da montagem original do ‘Pão com Ovo’, além de alguns quadros que são sucesso do grupo na internet. “Acredito que o sucesso deste trabalho seja a forma direta como nos comunicamos com o público em todo o espetáculo. Estar aqui nesse momento que marca mais um ano da nossa cidade é maravilhoso e vamos fazer o melhor para este público especial”, disse o ator e diretor César Boaes, que na comédia interpreta a personagem Clarisse, uma alpinista social.

Os temas encenados e que levam as pessoas às gargalhadas, ao mesmo tempo as fazem refletir sobre questões sérias como a falta de qualidade do atendimento, a estratificação social, entre outros. Além de Clarisse (César Boaes), integram o espetáculo as personagens Dijé (Adeílson Santos) e seu marido Zé Maria (Charles Jr). Uma coisa é certa: trata-se de um espetáculo para toda família se divertir e todas as faixs etárias - da criança ao idoso.


Homenagem e programação

As atrações para comemorar o aniversário da cidade prosseguem nesta quinta-feira, 8 de setembro, data do aniversário da capital maranhense. O cronograma inclui shows musicais, espetáculos circenses, roda de capoeira e apresentação de grupos folclóricos na Praça da Lagoa da Jansen e no Espigão da Ponta D’Areia.

Na Praça da Lagoa da Jansen se apresenta a banda Vagalume com repertório de clássicos da música infantil, a partir das 17h30; em seguida o grupo ‘Circo Tá na Rua’, com interação circense, muitas brincadeiras, musicais e roda de capoeira para diversão do público infantil.

No Espigão Costeiro da Ponta d’Areia, o público poderá assistir ao show de voz e violão do cantor e compositor maranhense Chico Nô, a partir das 17h30. O cantor vai apresentar composições autorais, além releituras de autores consagrados da música popular maranhense e brasileira. A Escola de Música do Maranhão Lilah Lisboa (Emem) aniam o fim de tarde no local com um repertório de música instrumental.

A programação dos 404 anos retorna à Praça Nauro Machado, de 9 a 11 com o 2º Festival Internacional do Folclore que conta com shows, bumba meu boi, tambor de crioula e outros grupos folclóricos, oficinas de intercâmbio e workshops gratuitos. Participam ainda do festival, grupos culturais do Ceará e Pará, e internacionais da Colômbia, Argentina, Peru e Paraguai. As atrações serão sempre das 19h30 às 23h30.

Sandra Vianna
Publicidade