-->

Ostras do MA são inspecionadas

Publicidade

Cultivo e transporte de ostras de Humberto de Campos tem inspeção inédita

Quem se deparou com ofertas de ostras nos supermercados Mateus e Fripeixe, em São Luís, talvez não imagine que elas representam os primeiros frutos da Unidade Demonstrativa de Cultivo de Ostras em Mesas Fixas,desenvolvido pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima) em de Humberto de Campos. Antes de chegar ao consumidor, as ostras foram acompanhadas de forma inédita, do cultivo ao beneficiamento, por uma equipe técnica da Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged) para garantir que elas estariam próprias para o consumo.

Nos dias 14 e 15, uma equipe da Sagrima e da Aged visitou o Parque Aquícola do povoado de Cedro para auxiliar na despescae no transporte das ostras até o estabelecimento de beneficiamento já registrado no Serviço de Inspeção Estadual (SIE), LDA Comércio de Gêneros Alimentícios.

Cultivo de ostras seguem as recomendações da Aged. Foto: Agência de Notícias Maranhão
Transporte das ostras também é fiscalizado e atende normas de higiene. Foto: Agência de Notícias Maranhão
As 2.400 ostras despescadas, passaram pelo processo de pré-limpeza, realizado pelos pescadores participantes do projeto, sob supervisão e orientação da bióloga Isabella Moreira Lima e do engenheiro de pesca Hélio dos Santos Júnior. “Pela primeira vez uma equipe da Defesa Agropecuária, acompanha o processo de cultivo, despesca, transporte e beneficiamento de ostras no estado. Este é um passo importante para agregar valor a essa atividade social e econômica de extrema relevância no Maranhão, tradicional produtor e consumidor de pescado”, ressaltou Hélio.

Após a pré-limpeza, as ostras foram devidamente acondicionadas em caixas isotérmicas de isopor resfriadas com gelo e transportadas parao local de beneficiamento, onde foi feita a limpeza final, a embalagem e o transporte para as lojas da capital.

Mesmo nesta fase inicial, o projeto de cultivo das ostras em mesas fixas já conseguiu incentivar o cultivo em detrimento do extrativismo. Com a criação, fica mais fácil cuidar da produção e oferecer o produto com maior regularidade. “Com a inserção da Aged no processo, poderá haver maior expansão do mercado, devido à garantia de qualidade do produto desde a fase de produção até a chegada ao mercado”, defendeu o engenheiro de pesca.

Aquicultura com Sanidade

Em julho, os responsáveis pelo programa Aquicultura com Sanidade na Aged visitaram o Parque Aquícola de Humberto de Campos para realizar o cadastro oficial do parque, fazer o georreferenciamento, avaliar os resultados das análises de micro-organismos na água e fornecer todas as orientações com relação à inspeção sanitária.

Seane Melo
Advertisemen