-->

Novas unidades do Iema são inauguradas

Publicidade
Nesta quinta-feira (1°), o Governo do Maranhão irá inaugurar duas novas unidades vocacionais do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema). Uma delas funcionará em Caxias, e, a outra, no município de Codó. Os prédios passaram por reformas nas estruturas e garantirão comodidade aos estudantes, além da oportunidade de qualificação para o mercado de trabalho local.

Em Codó, o Iema funcionava em um setor da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), agora, a sede do instituto foi transferida para uma escola, localizada na Rua do Acre, 1.252, no bairro do São Francisco. O prédio foi revitalizado e contará com três turmas, atendendo 120 alunos codoenses.

“É um avanço a entrega de mais duas unidades vocacionais do Iema nestas duas cidades importantes do estado. Estamos fazendo parcerias com empresas e sociedade, gerando oportunidades educacionais para as pessoas com o objetivo de levar emprego, renda, trabalho e oportunidades de criação dos seus próprios negócios”, destacou o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Jhonatan Almada, sobre as inaugurações.

Em Caxias, a unidade do Iema funcionará no prédio do Centro de Cultura, também reformado. O Centro fica na Praça do Phanteon. O Iema de Caxias está preparado para receber cerca de 240 estudantes.

Sobre os cursos

Segundo o secretário-adjunto de Educação Profissional, Tecnológica e Inclusão Social da Secti, André Bello, todos os cursos ofertados nas duas unidades do Iema são direcionados às vocações dos municípios.

“Em Caxias foi iniciado o curso de Agente Comunitário de Saúde, pois haverá um concurso nesta área. Esse curso atende à demanda coletada durante reuniões com representantes do município. Outro curso será voltado para a preparação de sorvetes, por ser uma cidade de temperaturas elevadas”, informou.

Serão oferecidos, ainda, curso de Inglês Básico e Desenvolvedor de Aplicativo Web. Já em Codó, além de Inglês, haverá curso de Gestão de Cooperativa e Empreendedorismo.


Capacitação

Atualmente, existem três unidades do Iema que conjugam o Ensino Médio ao Técnico Profissionalizante, as quais são chamadas de unidades plenas e que funcionam nos municípios de São Luís, Bacabeira e Pindaré Mirim. Em 2017 serão inauguradas mais cinco.

Já as unidades vocacionais têm 13 prédios em funcionamento, utilizados para capacitação com foco no mercado de trabalho, de acordo com a vocação de cada município. “O objetivo dessas unidades é possibilitar aos maranhenses oportunidade de trabalho, mas também ofertar educação profissional que permita um avanço real na sua qualidade de vida, por meio da geração de renda que esses cursos possam possibilitar”, destacou o secretário Jhonatan Almada.

Agência de Notícias Maranhão
Advertisemen