Karina Penha é convidada para Marrakech

Publicidade
A estudante de Ciências Biológicas, Karina Penha Andrade, foi selecionada para participar da 22ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP 22). Ela representará a ONG de liderança jovem Engajamundo no evento, que será realizado de 7 a 18 de novembro deste ano, em Marrakech (Marrocos).

A jovem de 20 anos, integrante de um grupo de trabalho da ONG relativo a mudanças climáticas, participou de um processo de preparação para o evento e se candidatou para fazer parte da delegação que estará presente na conferência, representando o Brasil. “É uma oportunidade para representar a Ufma e o Maranhão. Levar a nossa voz para o mundo”, afirma ela.
Para apoiar Karina Penha ligue para 98-98141-7614. Aqui para conhecer o Engajamundo. Foto: Ufma
Karina é a primeira integrante do Maranhão a ser escolhida para a delegação. Sua participação foi confirmada no dia 1º de setembro, quando foi divulgado o grupo selecionado pela ONG para viver a experiência. “Fiquei muito feliz ao saber que estaria na COP. Será minha primeira viagem internacional, mas ainda estou nervosa, porque tenho pouco tempo para me preparar”, confirmou a jovem.

A universitária deu início a uma campanha de financiamento online para levantar fundos que buscam cobrir os gastos da viagem. É possível ajudá-la através do e-mail karina_penha@hotmail.com ou da plataforma Catarse, por meio do endereço https://www.catarse.me/KarinaNaCop22?ref/.

O Engajamundo é uma organização apartidária e sem fins lucrativos formada por jovens que buscam, através do trabalho de liderança, promover um engajamento da população com as questões socioambientais do mundo.

Busca emponderar a juventude brasileira para compreender, participar e incindir em processos políticos internacionais, através de mobilização e ações de ativismo, reivindicando também mais acesso e representação da juventude.

Tem como uma das propostas aproximar os jovens de eventos e debates internacionais sobre o meio ambiente, como a COP, para a qual envia uma delegação todos os anos.

A Conferência das Partes da Convenção-Quadro da ONU sobre Mudanças Climáticas, por sua vez, chega à 22ª edição, abordando estudos de mecanismos de apoio aos países mais vulneráveis. São estimados cerca de 20 mil participantes e delegados este ano.

Lançamento de livro e minicurso Literatura e Filosofia

O Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade da Universidade Federal do Maranhão (PGCult/UFMA) realiza entre os dias 29 e 30 de setembro, no auditório A do CCH, das 09 às 12 horas, o minicurso Literatura e Filosofia o lançamento do livro “Filosofia e Literatura: Trechos de um Diálogo Demorado”, um livro de artigos organizado pelos professores Rafael Quevedo e Wandeilson MIranda. As inscrições podem ser realizadas até o dia 29, na secretaria do PGCult, localizada no Centro de Ciências Humanas (CCH) – térreo.

Grande parte da tradição Ocidental foi constituída a partir de uma troca fundamental entre Filosofia e Literatura. Porém, sempre houve distensões e aproximações ao longo desse antigo diálogo. Com o objetivo de apresentar sucintamente alguns elementos que implicam na relação entre filosofia e literatura, o minicurso visa tratar de alguns temas que demonstram como essa aproximação é profundamente fértil e complexa.

O minicurso é aberto ao público, com o investimento de R$ 20 e certificado de 10 horas. A inscrição dá direito ao livro que será lançado ao longo da programação. Para mais informações, pelos telefones (98) 3272-8387 / 8389, pelo e-mail pgcult.secretaria@gmail.com ou ainda pelo site www.pgcult.ufma.br.

Confira a programação

Dia 29 de setembro 9:00 -12:00 – Mediação: Prof. Dr. Luís Inácio Oliveira Costa

  • Rita de Cássia Oliveira (Profª Drª UFMA): A visada hermenêutica em Ricoeur e a polifonia presente em O Guesa, de Sousândrade
  • Wellington Lima Amorim (Prof. Dr. UFMA): Sade e a história de Juliete: o empoderamento feminino diante do kantismocomplacente
  • Wandeílson Miranda (Prof. Dr. UFMA): Hölderlin entre filosofia e tragédia

Dia 30 de setembro 9:00 – 12:00 - Mediação Prof. Dr. Rafael Quevedo

  • Luciano Façanha (Prof. Dr. UFMA): Sobre a filosofia e literatura no séc. XVIII
  • José Neres (Prof. Me UFMA): Poesofia: reflexões e digressões sobre poesia maranhense
  • Lançamento do Livro Trechos de um Diálogo demorado

Ufma
Publicidade

Publicidade