-->

Flávio Dino vistoria obras da ETE Anil‏

Publicidade
O governador Flávio Dino vistoriou, na manhã desta segunda-feira (19), as obras de construção da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do Anil. Pronta no próximo ano, a ETE está inclusa no Programa ‘Mais Saneamento’, do Governo do Estado, executado pela Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema), e terá grande impacto no processo de balneabilidade das praias.

O governador lembrou que a construção da ETE Anil se conjuga a outros investimentos da Caema, como a construção da ETE Vinhais. “Há uma obra integrada de várias estações de tratamento de esgoto na ilha, assim como estações elevatórias e canalização, com o objetivo de melhorar a saúde, o saneamento e limpeza das praias”, lembrou o Flávio Dino.

Handson Chagas coletou fotos da vistoria





Tratando 100 litros de esgoto por segundo, a estação atuará em aproximadamente 20 bairros de São Luís. “Esta estação ficará pronta no próximo ano, deverá abranger a região que vai desde o bairro da Santa Cruz, próximo ao viaduto do Café, até a Camboa, próximo à ponte Bandeira Tribuzi, são cerca de 20 bairros que terão esgoto tratado aqui. E, hoje, o que a gente assiste, de degradação ambiental do esgoto in natura chegando no Rio Anil, vai ser uma cena do passado, de modo que vai ser muito importante essa obra e fico feliz de ver sua evolução”, relatou o governador.

O diretor da Caema, Davi Telles, destaca que a missão é alcançar o tratamento de 70% do esgoto da capital, possibilitando um salto na qualidade de vida da população. “É uma ETE menor que a ETE Vinhais, mas não menos estratégica, uma vez que vai tratar esgoto de algo em torno de 20 bairros. É responsável pelo tratamento de esgoto de um dos quatro sistemas que estamos implantando nesse momento, tratando esgotos da área da Alemanha, Ivar Saldanha, Camboa, Liberdade, toda essa área que margeia o lado esquerdo do Rio Anil, e, obviamente, é um dos itens fundamentais para atingirmos a nossa meta de tratarmos, até 2018, 70% dos esgotos que são gerados aqui em São Luís”, explicou Davi Telles.

ETE Vinhais

Inaugurada em agosto, ETE Vinhais possibilitou elevar de 4% para 40% o índice de tratamento de esgoto da capital maranhense e está entre as maiores estações de tratamento de esgoto do Nordeste. Ocupando uma área de 3,1 hectares, atende 48 bairros, beneficiando, assim, cerca 350 mil moradores. Com o completo funcionamento, terá capacidade de tratar 1.200 litros de esgoto por segundo. Nesta primeira etapa, tem capacidade de tratar 700 litros por segundo.

Mariana Salgado
Advertisemen