Famílias do Mais IDH participam de Feira

Publicidade
O Sistema SAF (composto pela Secretaria de Estado da Agricultura Familiar- SAF, Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural- Agerp e Instituto de Colonização e Terras do Maranhão – Iterma), realizam nesta segunda feira (05) às 16h, a feira da agricultura familiar no estacionamento do Palácio Henrique de La Rocque. Esta já é a terceira feira realizada este ano e vem com uma novidade: Famílias assistidas pelo Plano ‘Mais IDH’ também comercializarão seus produtos no espaço.

Agricultores comercializarão seus produtos no Palácio Henrique de La Rocque. Foto: Gilson Teixeira
Doze agricultores dos municípios de Aldeias Altas, São João do Sóter, Brejo de Areia, Satubinha, Araioses, Belágua, Santa Filomena, São Bernardo, Primeira Cruz, Pedro do Rosário e Governador Newton Bello, comercializarão suas produções juntamente com os agricultores da Grande Ilha. Esses municípios fazem parte dos 30 atendidos pelo Programa de Governo, o Plano ‘Mais IDH’.

“Esses 12 agricultores familiares pertencentes aos municípios do ‘Mais IDH’, mostrarão os resultados de uma assistência técnica qualificada e continuada realizada pelos técnicos do Sistema SAF. Em 11 meses de atuação já foram atendidas mais de 3 mil famílias pelo Plano. Nós acreditamos em uma assistência técnica permanente”, enfatizou Adelmo Soares, secretário da SAF.

Além das famílias do ‘Mais IDH’, agricultores dos municípios de São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa também comercializarão produtos da agricultura familiar nas barracas que receberam da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar. Os agricultores foram beneficiados com capacitações e infraestrutura necessária como: barracas, caixa térmica, balança, jalecos, camisa.

O presidente da Agerp, Júlio César Mendonça, informou que a iniciativa de oferecer condições melhores de comercialização para os agricultores familiares, surgiu com o intuito de fortalecer a comercialização dos produtos da agricultura familiar no Estado, com a agregação de valores e com a criação de um sistema que trabalhe de forma articulada a comercialização e a produção. As Feiras da Agricultura Familiar beneficiarão cerca de 15 mil agricultores dos 30 municípios do ‘Mais IDH’ e de 19 municípios que sediam as regionais da Agerp.

Claudilene Maia
Publicidade