-->

Aulão do Enem reúne mais de 1.500

Publicidade
O segundo fim de semana do Aulão do Enem em São Luís reuniu mais de 1.500 estudantes no auditório máster - Darcy Ribeiro, no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana, no Altos do Calhau, mostrando o sucesso e a importância da ação do Governo do Estado. O Aulão do Enem, coordenado pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), é uma mega revisão com foco nos jovens e adultos que concluíram ou estão cursando o 3º ano do ensino médio e pretendem cursar a universidade participando do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), porta de entrada para o ensino superior.

Aulão no Centro de Convenções é aprovado por estudantes. Foto: Agência Maranhão de Notícias
Neste fim de semana, os aulões também foram realizados nos municípios de Raposa, São José de Ribamar, Mirinzal, Guimaraes e São Bernardo. “Já são 48 municípios contemplados e nossa meta é atingir 60 cidades, garantindo a milhares de maranhenses oportunidade de se preparar melhor para o Enem e com isso realizar o sonho de entrar em uma universidade”, destacou o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Jhonatan Almada.

As aulas em São Luís seguem até o dia 25 de setembro, sempre aos domingos. Os interessados em participar das revisões podem se inscrever por meio da página da Secti (www.secti.ma.gov.br). Também serão aceitas inscrições no dia da revisão, bastando para isso que o estudante compareça ao local até meia hora antes do início das aulas. Os participantes têm ainda direito a apostila com o conteúdo das disciplinas do dia.

A revisão deste final de semana foi direcionada aos conteúdos de Biologia, Física e Química, sob a coordenação do médico infectologista e professor Lucinano Morão. “Seguindo a dinâmica do programa, as nossas aulas são aulas mais participativas, onde os alunos interagem com os professores e têm um maior aproveitamento na assimilação dos conteúdos. A nossa estratégia é de fazer o aluno participar da aula e para isso temos umas paródias de biologia que são músicas que ensinam o conteúdo aos estudantes de forma descontraída e menos enfadonha”, contou o professor.

Juliana Sá de Almeida aprovou a metodologia usada pelos professores. “Essa é a melhor forma de passar o conteúdo, facilita muito o aprendizado. O professor brinca tanto com o conteúdo que a gente aprende quase que sem perceber que está estudando. Isso é muito legal”, elogiou Juliana, que mora no bairro Divineia e vai fazer o Enem pela primeira vez este ano.

A revisão, segundo Giovana Tavares Barbosa, é um importante reforço do governo para estudantes que como ela não tem condições de pagar um pré-vestibular. “Sabemos que a concorrência não é pequena, então tudo que tivermos para aprender mais é valido. Estou gostando muito da revisão, bons professores e também um material bem bacana”, completou Giovana, 18 anos, que também participou das aulas no Centro de Convenções.

A secretária de Estado da Juventude, Tatiana Pereira, disse que a grande adesão dos estudantes ao programa do governo mostra a importância de iniciativas como esta. “É uma ação de grande sucesso que a cada ano tem uma participação maior de estudantes e atinge mais municípios”, destacou. A secretária aproveitou o espaço para convidar os estudantes a votarem no Plano Plurianual (PPA), que dentre as propostas possui a criação do Centro de Referência da Juventude, um espaço importante para o fortalecimento das ações nesta área.

Participantes da mega revisão tiveram refeição a R$ 2,00

A Secti fechou parceria com o Restaurante Popular, equipamento da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social, para fornecimento de refeições durante os Aulões do Enem em São Luís. Com isso, os estudantes que participam da revisão no Centro de Convenções podem almoçar no próprio local pagando um valor simbólico de R$ 2,00. A ação visa garantir mais comodidade aos alunos que têm um intervalo curto entre uma aula e outra.

No próximo domingo, 11, os estudantes terão mega revisão das disciplinas de Língua Portuguesa e Literatura, Espanhol, Inglês e Arte. No dia 18, haverá revisão de Matemática nos dois turnos. O encerramento da programação, no dia 25, terá Redação pela manhã e análise das obras literárias, à tarde.

Elizete Silva
Advertisemen