-->

A eleição pelas Redes Sociais

Publicidade
Desde a vitória presidencial de Barack Obama em 2008 nos Estados Unidos, as redes sociais passaram a assumir um protagonismo cada vez mais significativo nas eleições.

A consequência imediata foi também o surgimento de análises mais sofisticadas sobre como esses candidatos utilizam a internet na busca pelos votos.

Nessa eleição para a prefeitura do Rio de Janeiro a Vértice - empresa de pesquisa e inteligência em campanhas eleitorais em mídias sociais – parece ser quem melhor tem acompanhado o dia a dia de cada um dos candidatos nas redes.

O gráfico nos indica em uma série diária iniciada em 1 de julho como está o engajamento das páginas dos candidatos até hoje.

O engajamento é a soma do total de curtidas, comentários e compartilhamentos diários realizados nas postagens públicas realizadas pelas páginas oficiais dos pré-candidatos.

Note-se a diferença enorme de engajamento que a candidata Jandira Feghali (PCdoB) tem conseguido nas redes em relação aos demais candidatos.

Pelo gráfico é possível observar, por exemplo, como Jandira viu crescer seu público nas redes em dias chaves como no debate entre os candidatos na Band no dia 25 de agosto e na votação do impeachment no Senado no dia 31 de agosto.

De acordo com a análise, Marcelo Crivella (PRB) é outro candidato que vem ocupando bastante espaço nas redes.

Parabéns para os pesquisadores Carolina de Paula, Eleonora Magalhães e Marcelo Alves pelo excelente trabalho que estão desenvolvendo na Vértice.

O portal pode ser acessado em: http://www.verticeinteligencia.com/monitor-rio-de-janeiro.html

Theo Rodrigues, O Cafezinho
Advertisemen