Tags

Hortomercado da Cidade Operária é reformado

Publicidade
O Governo do Estado assume, a partir de agosto, a gestão e reforma do Hortomercado da Cidade Operária, uma das principais feiras de São-Luís-MA. Na terça-feira (23), representantes da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima), Ministério Público (MP), Corpo de Bombeiros e Defesa Civil visitaram as instalações do mercado, para emissão dos laudos necessários à finalização do projeto.

Ao todo, são quase 800 comerciantes no mercado da Cidade Operária. Dona Iaci Pinheiro faz parte da Associação de Feirantes desde 2000 e explica a situação. “Cheguei aqui há 16 anos e meu primeiro serviço aqui foi fazer um ofício pedindo a reforma da feira e de lá pra cá nunca foi feito nada de concreto. O piso, a pintura, foram coisas feitas por feirantes mesmo. Agora, tomara que a reforma se torne realidade”.

Hortomercado da Cidade Operária é reformado
Governo do Estado assume também a gestão do hortomercado. Foto: Izabel Almeida
Entre os problemas encontrados estão falta de ponto de água nos boxes, refrigeração e acondicionamento inadequado de alimentos, estrutura física deteriorada, problemas no telhado e de esgoto e acúmulo de água e de resíduos, além da violência em alguns pontos da feira. De acordo com Márcio Honaiser, secretário de Agricultura, Pecuária e Pesca, a intervenção do Governo do Estado acontecerá em diversos âmbitos. “É necessária atuação não só na infraestrutura, como na sanidade e na segurança do mercado, para que feirantes e usuários tenham as condições básicas para transitar, comercializar e adquirir produtos de maneira adequada”, disse.

Para Moisés Cardoso, feirante, é o fim de um período de mais de 30 anos de descaso, sujeira e violência. “Com o passar do tempo, a feira foi se expandindo para a rua, e há 20 anos nós temos brigado por uma reforma geral. Graças a Deus, o governo atendeu nossas reivindicações e já está iniciando algumas coisas, como essas avaliações. Eu creio que agora vai sair e agradeço o empenho do governador, da Sagrima e de todos que estão à frente desse trabalho”, disse.

Izabel Almeida
Publicidade

Related Posts
Disqus Comments