-->

São Luís e São José de Ribamar definem ações

Publicidade
Representantes da Prefeitura de São Luís e da gestão municipal de São José de Ribamar se reuniram, na tarde desta terça-feira (5), no gabinete da Secretaria Municipal de Governo (Semgov), no Palácio La Ravardière, para discutir Termo de Cooperação entre as duas cidades. O objetivo é a composição de força-tarefa para executar serviços nas áreas da Saúde, Infraestrutura, Educação e Turismo com fins a levar mais benefícios às comunidades dos dois municípios. O ponto central da reunião foram os bairros limítrofes - situado entre as duas cidades.

São Luís e de São José de Ribamar definem ações
Prefeituras de São Luís e de São José de Ribamar definem ações conjuntas para beneficiar a população. Foto: A. Baêta
Esta primeira etapa da parceria vai contemplar cinco destes bairros, em uma ação que será iniciada no dia 29 deste mês. A mobilização segue a determinação do prefeito Edivaldo. "Se considerarmos a crise que vive todo o país, a soma de esforços que estamos propondo com a parceria vai possibilitar alcançar uma parcela maior da população com mais serviços. Com essa sinergia poderemos atender mais ainda nossa comunidade", destacou o secretário municipal de Governo de São Luís, Lula Fylho, que conduziu a reunião.

Combate ao Aedes

O Dia D atenderá os bairros Cohatrac I, Primavera, Cohatrac V, Cohabiano e Itaguará. O trabalho vai se concentrar no combate ao mosquito Aedes aegypti com visitação de aproximadamente 10 mil imóveis, aplicação de larvicida e contará com carro fumacê. O pacote de serviços da força-tarefa inclui ainda capina, limpeza de terreno baldio e recolhimento de resíduos - lixo, entulho e bagulho volumoso.

A secretária adjunta de Saúde de São Luís, Margarida Morena, pontuou que a escolha dos bairros foi estratégica por atender às duas cidades em seus pontos mais limítrofes e em decorrência de incidência de casos registrados de dengue. "São áreas onde foram identificadas grande incidência de casos e onde as ações já são regulares, mas precisam ser intensificadas para contermos os focos e diminuirmos os registros da doença", disse ela, que representou a titular da pasta, Helena Duailibe. O Dia D contempla ainda campanha educativa.

Termo de Cooperação

A parceria entre os dois municípios complementa a preparação para o estabelecimento de um plano de ações a ser executado ao longo do ano pelas duas prefeituras. Para discutir planejamento e propostas vai ser constituído um comitê com representantes das secretarias inclusas no Termo de Cooperação.

Estiveram ainda presentes na reunião o secretário municipal de São Luís, Antônio Araújo (Obras e Serviços Públicos); a coordenadora de Limpeza da Semosp, Valéria Leão (São Luís); o secretário municipal de São José de Ribamar, Alberto Franco (Governo); o secretário adjunto de São José de Ribamar, Fabiano Junqueira (Obras e Serviços Públicos); a coordenadora de Vigilância Epidemiológica da Semus, Mágela Oliveira (São Luís); e a superintendente de Vigilância Epidemiológica da Semus, Teresinha Lobo (São Luís).

Agência São Luís
Advertisemen