-->

Entregue 400 títulos de propriedade no Santa Cruz

Publicidade
A Prefeitura de São Luís já entregou, na gestão do prefeito Edivaldo, mais de 3 mil títulos de propriedade a moradores da capital. Na tarde de sábado (2), a comunidade beneficiada com títulos de imóveis foi a do bairro Santa Cruz. Em ato realizado na União de Moradores, 400 famílias receberam os documentos que garantem legalmente a posse de suas casas.

O prefeito afirmou que, até o final da sua gestão, muitas outras famílias devem ser beneficiadas. A entrega dos títulos de propriedade regulariza, para essas famílias, a posse dos terrenos, fruto de ocupação espontânea ao longo da história da cidade. "Hoje é mais um dia muito feliz para todos nós, porque estamos efetivando o direito à moradia. É o sonho de todo mundo ter um local regularizado para morar e poder dizer que é seu. Poder proporcionar isso é motivo de grande alegria", declarou Edivaldo, lembrando que a regularização fundiária em São Luís foi iniciada pelo então prefeito Jackson Lago na década de 1990.

Edivaldo entrega 400 títulos de propriedade no Santa Cruz
Edivaldo entrega 400 títulos de propriedade no Santa Cruz. Foto: Honório Moreira
A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo e Habitação (Semurh), implementou no início da atual gestão o Programa de Regularização Fundiária "Minha Casa Legal". O bairro do Santa Cruz foi ocupado, de forma espontânea, a partir do ano de 1969. Hoje, aproximadamente 1.700 famílias residem no local.

O secretário de Urbanismo e Habitação, Diogo Lima, enfatizou que o programa é um marco para a cidade de São Luís e realçou o impacto positivo promovido na vida de milhares de pessoas através a partir da inclusão social e do incentivo ao desenvolvimento regional.

"Hoje estamos distribuindo direitos pelos quais esta comunidade esperou por muitos anos. Isso é um passaporte de cidadania para todos vocês. Com o título na mão, as pessoas beneficiadas passam a ter uma série de novos direitos, entre os quais linhas de crédito voltadas para a melhoria de sua própria habitação", disse Diogo Lima, ressaltando que o prefeito Edivaldo já determinou a continuidade do projeto, para beneficiar outros bairros de São Luís.

Títulos de propriedade

O presidente da União de Moradores do Santa Cruz, Mário Rabelo Coutinho, lembrou que desde o ano de 1992 a comunidade trava uma luta pelo título de domínio de propriedade, que só foi possível agora na gestão do prefeito Edivaldo. "Nós agradecemos imensamente ao prefeito e sua equipe por esse direito maravilhoso que foi dado aos nossos moradores: o de terem o imóvel próprio registrado", comemorou.

O primeiro morador a receber o título das mãos do prefeito Edivaldo foi a senhora Adenilsa Câmara Araújo, de 59 anos, que reside no Santa Cruz desde a sua fundação. Ela ficou gratificada após receber o título de sua residência depois de longos anos de espera. "A emoção é muito grande, pois este documento vai garantir a mim e a minha família a legalidade da nossa casinha", disse.

Urubatan Mota Junior, outro morador do Santa Cruz contemplado pelo programa "Minha Casa Legal", elogiou a iniciativa da Prefeitura de São Luís em promover inclusão social através da regularização fundiária. "Comprei uma casa aqui há 5 anos e agora posso morar em um lugar legalizado. Sou proprietário de fato e de direito da minha casa. Parabenizo a atual administração por esse importante programa", agradeceu.

Além de secretários municipais e a população, a solenidade contou também com a presença dos vereadores Ivaldo Rodrigues, Gutemberg Araújo, Beto Castro, Ricardo Diniz e Rômulo Franco.

Por meio do "Minha Casa Legal", 3 mil títulos de propriedade já foram entregues nos bairros: Coroadinho, Vila Mauro Fecury I e II, Vila Nova, e Residencial Alcântara. Ainda este ano, outras milhares de famílias serão beneficiadas pelo programa.

Agência São Luís
Advertisemen