-->

Edivaldo e MDS inspecionam Centro Dia e Circo Escola

Publicidade
Prefeito Edivaldo e representantes do MDS visitam Centro Dia e Circo Escola na Cidade Operária
Prefeito Edivaldo e representantes do MDS visitam Centro Dia e Circo Escola na Cidade Operária. Foto: A. Baeta
As ações da Prefeitura de São Luís na área da Assistência Social foram destaque durante visita de comitiva do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), à capital. Na manhã desta segunda (11), o prefeito Edivaldo apresentou à secretária Nacional de Assistência Social, Ieda Castro, duas experiências exitosas desenvolvidas neste setor. A comitiva nacional esteve no Centro Dia São José Operário e o Circo Escola, ambos no bairro Cidade Operária.

"Visitamos espaços que são muito importantes no conjunto de ações da Prefeitura, sobretudo, por acolher as pessoas com deficiência, crianças e adultos. Ficamos felizes por deixar essa impressão positiva que será levada em nível nacional, fortalecendo ainda mais nossa política na área social", destacou o prefeito Edivaldo.

A secretária municipal de Assistência Social, Andrea Lauande, pontuou o reconhecimento da equipe do MDS ao trabalho realizado pela gestão. "Importante esse reconhecimento pelo que a Prefeitura vem realizando também nesta área. Temos muitos avanços e nos esforçamos para melhorar a cada dia. É a marca da gestão, avançar sempre, com esforço e vontade em mudar para melhor", ressaltou, acrescentando se tratar de uma comunidade com mais de 200 mil habitantes. "Aqui a Assistência Social tem tido uma atuação de referência e relevância, sempre com apoio da gestão e da comunidade", enfatizou Andrea Lauande.

Centro Dia

A primeira parada foi na sede do Centro Dia São José Operário, que presta serviço especializado às pessoas com deficiência, oferecendo diversas atividades de cunho artístico e educativo. A secretária Ieda Castro ressaltou que o Centro Dia é um projeto novo na Assistência Social do país e se mostrou surpreendida com o funcionamento do programa na capital.

"Tive a grata surpresa de encontrar o serviço em plena atividade e ver a satisfação das famílias em São Luís. É um grupo bom de pessoas sendo atendidas e o que levamos para a Brasília é a vontade que iniciativas como essas, da Prefeitura de São Luís, se repliquem em todo país", enfatizou Ieda Castro.

A secretária municipal de Articulação Institucional, Ana Paula Rodrigues, que atua em Brasília, parabenizou a estrutura do Centro Dia São José Operário. "É um espaço maravilhoso, que oferta um trabalho de extrema importância e bom saber que a Prefeitura pode possibilitar assistência nesse nível a este público", disse.

Circo Escola

Na visita ao Circo Escola, o grupo foi recebido por crianças e jovens caracterizados com indumentárias típicas circenses e ao som da apresentação de capoeira. A professora Zilda Maria Torres, que coordena a oficina de confecção de bonecos frisou que arte é importante em todas as etapas da vida.

"Participando dessa oficina, as crianças tem oportunidade de produzir construir e encenar a arte. É o instrumento que usamos para mudar a realidade destes jovens e adolescentes", pontuou.

O Circo Escola dispõe de um amplo espaço coberto para diversas atividades ao ar livre, área aberta e biblioteca. Atualmente, o local oferece diversas atividades em áreas da arte, educação e cultura, incluindo também as famílias dos atendidos.

"Conhecíamos experiências pontuais, mas aqui em São Luís encontramos várias inovações, como o espaço amplo na própria comunidade e a integração de políticas setoriais como a educação, a cultura e a assistência social. Outra vantagem é a integração de jovens, crianças e idosos nas atividades", pontuou a secretária nacional, Ieda Torres, sobre o projeto Circo Escola.

Estiveram ainda participando das visitas os secretários municipais Antônio Araújo (Obras e Serviços Públicos), Marlon Botão (Cultura) e Tati Lima (Informação e Tecnologia).

Agência São Luís
Advertisemen