-->

A nova cara do combate aos criminosos no MA

Publicidade
Lawrence Mello é delegado-geral de Polícia desde dezembro do ano passado. Foto: Folha dos Municípios

Ações integradas permitem avanços no sistema de segurança no Maranhão‏

O Governo do Maranhão tem investido desde 2015 na reestruturação do sistema de segurança com o objetivo de oferecer serviços de excelência à população no combate às ações criminosas, demonstrando, assim, um maior empenho das forças da segurança púbica do Maranhão. Esta semana, completou 90 dias de um planejamento para atuação policial direcionada ao combate a ações criminosas em todo o estado, o que está sendo feito a partir de ação conjunta das duas Superintendências de Polícia Civil da Capital (SPCC) e do Interior (SPCI).

De acordo com o delegado-geral, Lawrence Mello, os avanços no combate à criminalidade estão sendo alcançados a partir das ações integradas desenvolvidas pelo sistema de segurança. Nesse sentido, ele destacou a criação das seccionais da SPCC, a partir da Supervisão de Áreas Integradas de Segurança Pública (SAISP), que receberam mais autonomia, realizando um trabalho em conjunto com as delegacias dos bairros. As seccionais e ou supervisões das áreas Norte, Sul, Leste e Oeste, com foco na atividade fim, resultaram na elaboração de inquéritos policiais e na fiscalização das unidades de cada área, concretizando operações de combate ao crime.

“O objetivo principal é sempre oferecer um serviço de qualidade, aferido também na produtividade do serviço público”, afirmou o delegado-geral. Ele enumerou uma série de ações desenvolvidas pelo Governo do Estado que têm impactado no aumento da segurança a população como a criação de mais um plantão central, que ocorreu no final de dezembro, no Bairro do Maiobão. “A comunidade local dispõe agora de um plantão permanente funcionando no bairro, o que elevou em 25% a capacidade de atendimento”, disse.

Outro avanço destacado na área da segurança foi o Serviço de Identificação Biométrica que agora é utilizado nas delegacias e expõe a real identidade do suspeito, através de impressão digital já cadastrada no Instituto de Identificação Biométrica. “Este serviço é de importância impar para prisões de elementos perigosos. O Serviço de Identificação Biométrica está disponível e em pleno funcionamento nos plantões centrais e na Região Metropolitana de São Luís. Quero ressaltar também que, em janeiro deste ano, foi iniciado o bloqueio de veículos roubados em qualquer região, pois o cidadão pode se dirigir a qualquer plantão central e bloquear o veículo subtraído”, destacou o delegado-geral.

Resultado Operacional

Por meio da Superintendência Estadual de Investigações Criminais (Seic) e da Superintendência Estadual de Repressão ao Narcotráfico (Senarc), a Secretaria de Segurança intensificou as ações contra assaltos e arrombamentos a agências bancárias e contra o tráfico de drogas no Maranhão. Através da Seic, com o apoio do Departamento de Combate a Roubos a Instituições Financeiras (Decrif), da Superintendência de Polícia Civil do Interior (SPCI) e parceria com a Polícia Militar, foram presas diversas quadrilhas.

Em uma das quadrilhas desarticuladas foi preso João Batista Silva Mendes, conhecido como “Escobar”, considerado de alta periculosidade. Com a quadrilha de Escobar foram encontradas 20 bananas de dinamite, 2 fuzis e uma quantia no valor de mais de R$ 50 mil, sendo que o dinheiro estava manchado de tinta vermelha, por efeito de um dispositivo de segurança instalado nos caixas eletrônicos.

Outra operação realizada por meio da Senarc foi a apreensão de mais de 100kg de crack no município de Estreito. A Senarc tem atuado nas prisões de grandes e pequenos traficantes, estes responsáveis por aliciar usuários, causando graves problemas às famílias.

Planejamento

No intuito de inibir assaltos e arrombamentos, foi criado o “Cinturão de Segurança”, que mapeou as 8 regiões com maiores incidências criminais. O combate se deu por meio das Seic, Decrif, Senarc, SPCI com parceria da Polícia Militar. Planejamentos específicos foram elaborados contra essa modalidade de crime e foi desencadeada a “Operação Maranhão Mais Seguro”, a cargo de policiais treinados pelas forças especiais do Estado. O uso de armas longas no combate às quadrilhas inibiu ações de arrombamento a caixas eletrônicos.

As operações têm alcançado tanto a Região Metropolitana de São Luís como o interior do estado, o que vem resultando em drástica redução desse tipo de ação criminosa.

Investimentos

O delegado-geral informou que nestes primeiros meses foram adquiridas 300 novas viaturas para a segurança, sendo que 85 delas já foram entregues. Também foram nomeados 30 investigadores em 2016, com previsão de nomeação de 12 delegados, 12 peritos criminais e mais outros servidores para o quadro do sistema de segurança pública.

Outra importante iniciativa de combate a crimes desta natureza é a expansão do Centro Tático Aéreo, onde serão construídos dois heliportos, um no município de Presidente Dutra e outro em Imperatriz, com o concurso de homens treinados para dar respostas mais rápidas a quaisquer eventos criminosos nos municípios maranhenses. “A expansão do Centro Tático Aéreo vem, com certeza, agilizar o atendimento no caso de ações criminosas contra instituições financeiras”, disse.

Lawrence Mello agradeceu o apoio recebido da Polícia Militar nas operações conjuntas no sentido de dar continuidade à integração real hoje existente entre os policiais civis e militares. “O apoio do secretário de Segurança Pública, Jefferson Portela, tem sido fundamental para o sucesso das operações. Quero agradecer ainda, de forma especial, ao governador Flávio Dino que tem atendido às necessidades do Sistema de Segurança Pública, nomeando policiais civis e militares, garantindo melhorias na segurança pública”, declarou Lawrence Mello.

Mauro Wagner
Advertisemen