6º Salão de Artes Visuais na Galeria Trapiche

Publicidade
Trinta obras em diversas categorias estéticas vão ocupar, a partir desta quinta-feira (31), todo o espaço interno e externo da Galeria Trapiche Santo Ângelo, equipamento cultural da Prefeitura de São Luís, administrado pela Secretaria Municipal de Cultura (Secult), abrindo a sexta edição do Salão de Artes Visuais, o mais importante evento e concurso da cidade no segmento das artes visuais, que permanecerá em exposição até o dia 27 de maio.
Galeria Trapiche, em São Luís
Galeria Trapiche, em São Luís. Foto: Lauro Vasconcelos
A vernissage terá início às 19h, com a solenidade de premiação dos seis artistas avaliados pelo júri técnico como destaques entre os 30 selecionados, apresentação de performances com o grupo Rascunho e a atriz Walquíria Almeida, que estão entre os trabalhos que concorrem à premiação. A noite contará também com apresentação do grupo de choro da Escola de Música do Maranhão.

"Este ano, a edição do Salão de Artes trouxe mudanças significativas que abriram mais possibilidades de debates sobre a cena artística contemporânea de São Luís. Ao todo, foram 106 artistas inscritos com obras em diversas linguagens, apresentando um panorama das artes visuais mais conectado com o cenário nacional, além de novas parcerias e outras novidades", destacou o secretário municipal de cultura, Marlon Botão.

Intercâmbio Artístico

Na noite de abertura, será divulgado também o nome do vencedor do edital Bolsa Residência, a primeira parceria com o Centro de Arte e Tecnologia JA.CA, de Minas Gerais. O ganhador participará intercâmbio, formação e troca de experiência com artistas residentes de outras regiões do Brasil. Para este edital, a Prefeitura está investindo o valor total de R$ 15 mil reais, destinados a hospedagem, cachê, verba para obra, passagens, registro fotográfico e comissão de jurados. O artista selecionado receberá cachê no valor de R$ 3.500, pagos em duas parcelas.

"O Bolsa Residência é um edital de fomento que atende diretamente às metas do Plano Municipal de Cultura, algo inovador dentro das ações da Prefeitura de São Luís no segmento das artes visuais. O artista contemplado deverá realizar uma atividade de culminância, após a residência, até o dia 27 de maio, data de encerramento do salão", explicou a diretora da Galeria Trapiche, Camila Grimaldi.

Prêmio Ateliê

Outra ação de fomento da Galeria Trapiche será a mostra de trabalhos e obras produzidas por jovens artistas e aprendizes que serão selecionados por meio do Prêmio Ateliê, que tem como objetivo estimular o fomento, a pesquisa, a formação, a produção e a difusão do conhecimento das artes visuais entre os estudantes secundaristas desenvolvendo novas propostas culturais para a juventude da cidade.

O edital, que tem a parceria do Conselho Municipal de Cultura, será anunciado durante o evento e estará disponível no portal da Prefeitura. As inscrições acontecerão no período de 4 a 29 de abril. Serão selecionadas 10 obras de arte que ficarão em exposição no prédio anexo a Galeria Trapiche Santo Ângelo, em espaços expositivos congêneres ou nos espaços anexos parceiros até o dia 15 de junho de 2016.

Sobre o VI Salão

O Salão de Artes Visuais é o mais importante evento e concurso do Município e do Estado no segmento. A mostra competitiva tem como objetivo incentivar a criação e a difusão da atual produção artística, valorizando o trabalho dos artistas da cidade e promovendo a formação e reflexão sobre temas contemporâneos.

O VI Salão de Artes Visuais de São Luís ficará aberto no período de 31 de março a 27 de maio, no horário das 9h às 19h, com entrada gratuita. A Galeria Trapiche Santo Ângelo fica localizada na avenida Vitorino Freire, s/n, em frente ao Terminal de Integração da Praia Grande.
Publicidade