Um por todos e Todos pelo Rio Anil

Publicidade
Moradores do bairro Rio Anil e adjacentes já começaram a receber as ações da edição 2016 do programa "Todos por São Luís". Nesta semana, como parte da programação promovida pela Prefeitura de São Luís, foi iniciada a oferta de cursos para a comunidade, além de serviços de capina e roçagem no bairro.

A programação do Todos por São Luís, no Rio Anil, culminará com a grande ação social que acontece neste sábado (30) durante todo o dia, a partir das 8h. Na 22ª edição do programa, os moradores dos bairros Rio Anil, Bequimão, Vila Palmeira e Vila Padre Xavier terão acesso a serviços nas áreas de saúde, capacitação, cultura e de esporte e lazer.
Todos por São Luís
O programa Todos por São Luís leva à comunidade serviços de saúde, educação, cultura, esporte e lazer, capacitação, entre outras áreas. Foto: Honório Moreira
Em janeiro deste ano, o prefeito Edivaldo sancionou a projeto de lei, aprovado pela Câmara Municipal em dezembro do ano passado, que tornou o programa "Todos por São Luís" uma política permanente da Prefeitura. Desde 2014, a gestão municipal vem realizando o programa em bairros da cidade. O Todos por São Luís é desenvolvido por meio da Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) e tem a coordenação geral da primeira-dama, Camila Holanda.

Uma das novidades desta edição, a primeira de 2016, é a parceria fechada com o Viva Cidadão, do governo do Estado para emissão de documento de identidade e CPF. Esse serviço será oferecido neste sábado (30) na União de Moradores do Rio Anil. Também será emitida Carteira de Trabalho.

Toda a programação, segundo explicou o coordenador executivo do programa, Arivaldo Martins, é montada a partir de reuniões com a participação de representantes das comunidades. "Como resultado dessas reuniões a Prefeitura oferece a população do bairro aquilo que ela mais precisa", destacou Arivaldo.

Como tem acontecido em todos os bairros beneficiados com o programa, a Prefeitura de São Luís realiza nessas localidades, na semana da ação, serviços de capina, roçagem, remoção de lixões e poda de árvores, entre outros.

Atividades

Uma roda de conversa com moradores dos bairros envolvidos na ação abordou o tema "Impactos dos resíduos sólidos sobre os recursos hídricos". A atividade fez parte da abertura, nesta segunda-feira (25), da programação do Todos por São Luís.

A programação do Todos por São Luís oferece também oficinas de informática básica, de reutilização de garrafas pet para confecção de chaveiros, de panificação de doces e salgados, de sorvete e de origami e outras atividades.

As atividades são realizadas em vários pontos do bairro como na União de Moradores do Rio Anil, U.E.B Jornalista Neiva Moreira, sede do bloco Vinagreira do Samba, Igreja Nossa Senhora da Aparecida, na Vila Palmeira, e União dos Moradores da Vila Padre Xavier.

As ações de saúde serão oferecidas neste sábado (30), das 8h às 14h. São serviços de mamografia, consulta oftalmológica, consulta de clínica geral, ginecologia, pediatria e odontologia. Haverá ainda aplicação de flúor, aferição de pressão, teste de glicemia, preventivo, teste rápido de HIV, sífilis e hepatite C e outras ações. Quem for ao local também receberá encaminhamento para consultas especializadas e materiais educativos sobre combate ao trabalho infantil, tuberculose e preservação ambiental.

Uma ampla programação cultural voltada para o público adulto e infantil com apresentação de grupo de capoeira, teatro de fantoches, aulão de jiu-jítsu, zumba e ginástica funcional está preparada para sábado (30). Atividades envolvendo cama elástica, jogos populares, jogos esportivos, ginástica aeróbica e torneio de futsal e vôlei também vão alegrar a manhã de sábado das crianças, jovens e adultos que vivem no Rio Anil.

Agência São Luís
Publicidade