-->

São Cristovão: concluída a drenagem profunda e asfalto

Publicidade
A Prefeitura de São Luís concluiu neste fim de semana o serviço de pavimentação asfáltica na Rua Projetada, no bairro do São Cristóvão. Antes do asfalto, o local recebeu serviços de limpeza, drenagem profunda, terraplanagem. A próxima etapa da obra será a construção de meio-fios e sarjetas. A via foi praticamente aberta pela Prefeitura uma vez que o local estava tomado por um lixão e por buracos com trechos intrafegáveis.

Na manhã de sábado (16), o prefeito Edivaldo esteve no local vistoriando a obra que vai garantir mais mobilidade e segurança a motoristas e pedestres do São Cristóvão. "Realizamos na região do Tirirical, Jardim São Cristóvão; uma importante obra de drenagem profunda para evitar alagamentos frequentes nessa região, melhorando assim a vida dos moradores e comerciantes da área. Mesmo em um momento adverso, com planejamento e organização, estamos conseguindo cumprir com os compromissos e investindo na melhoria da qualidade de vida da população", disse o prefeito Edivaldo.
São Luís conclui drenagem profunda e asfaltamento da Rua Projetada no São Cristóvão. Fotos: A. Baêta

O prefeito estava acompanhado do secretário de Obras e Serviços Públicos (Semosp), Antônio Araújo, e da equipe técnica da secretaria. Antônio Araújo explicou que foi implantada no local uma rede de drenagem profunda de cerca de 600 metros de extensão. "Os canais de escoamento do sistema de drenagem começam na Rua Projetada, atrás do Banco do Brasil, passando pelas ruas Onze e Joaquim Santos e terminando na Avenida Dois", detalhou o titular da Semosp.

Drenagem profundo

A rede de drenagem profunda da obra é composta por tubulação de concreto, com canos com diâmetro de 40, 60 e 80 milímetros, além de bocas de lobo, poços de visitas e caixas de passagens para que, mesmo quando, o volume de chuvas seja intenso, a região não volte a alagar e para que o asfalto implantado tenha uma vida útil maior.

Além do sistema de drenagem profunda, as vias atingidas pelo serviço vão receber também tratamento de drenagem superficial com a implantação de sarjetas, meios-fios e calçadas, com a finalidade de orientar corretamente o fluxo de águas pluviais, evitando o acúmulo de água sobre o pavimento, além de melhorar a acessibilidade para pedestres.

O secretário explica que a ação tem impacto tanto na circulação de veículos quanto na economia da região. "A ausência de drenagem nessa área comprometia tanto a mobilidade urbana como o desenvolvimento do comércio local. Com a execução desses serviços, teremos melhorias significativas nesses aspectos e todo o sistema viário será também beneficiado, porque o trânsito na região vai ser reordenado, proporcionando maior fluidez ao trânsito nas avenidas Santos Dumont, Lourenço Vieira da Silva e Guajajaras", disse Antônio Araújo.

Desenvolvimento

Os comerciantes do local estão satisfeitos com a obra que, segundo eles, vai ajudar os negócios da região. O montador de Escapamento, Garpeidiane Sanches Santos, que trabalha em uma oficina localizada na Rua 13 do Engenho, que também recebeu melhoria, contou que hoje essa região é outra com as obras realizadas pela Prefeitura. "Aqui melhorou 100%. Antes só víamos buraco e lixo, agora temos asfalto novinho e sabemos que o problema de alagamento foi resolvido porque foi feita uma grande obra de drenagem", disse Sanches.

Na Rua Projetada e nas demais ruas que ficam nas imediações, há uma grande concentração de oficinas e lojas de peças automotivas. Quem trabalha no local acredita no aumento do movimento na área a partir da melhoria do trabalho feito pela Prefeitura. "Muita gente não vinha para esse lado porque não queria colocar seu carro em uma oficina localizada em uma rua toda esburacada, como era essa. Agora não teremos mais esse ponto negativo, então devemos receber mais clientes", disse o mecânico, Francisco de Jesus.

Ele contou que a Rua Projeta servia de deposito de lixo trazido até por moradores de bairros próximos. "Aqui era mesmo um grande lixão que causava muitos problemas no período de chuva. Só temos a agradecer ao prefeito Edivaldo pela realização dessa obra tão importante para todos", completou.

Outras Obras

A Prefeitura de São Luís tem trabalhado intensamente nos últimos anos. Bairros como Jardim São Cristóvão, Jardim São Raimundo, Pontal da Ilha, Santa Clara e vilas Cascavel, Cotia, Magril, Riod, Vitória e Apaco também estão recebendo obras drenagem e requalificação asfáltica. Somente nesses locais a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp) pavimentou 218 vias. Os serviços nessas localidades estão praticamente concluídos faltando apenas a realização de serviços de drenagem superficial, colocação de sarjeta e calçada.

A Prefeitura de São Luís está executando ainda um amplo projeto de urbanização de ruas e de drenagem profunda na Vila Isabel. O bairro, que durante o período chuvoso enfrenta sérios transtornos provocados por alagamentos, recebe obras estruturantes e a realização dos serviços que vão proporcionar melhoria da qualidade de vida dos moradores e propiciar um novo aspecto urbanístico ao local.

A obra de drenagem na Vila Isabel soma-se a outros grandes serviços que estão sendo executadas pela Prefeitura visando estruturar a cidade para enfrentar o período chuvoso e solucionar os problemas de inundações pontuais verificados em diversos setores da capital. Entre essas ações destacam-se outras duas de drenagem profunda executadas na região que abrange a Vila Apaco, a Santa Clara e a Avenida São Jerônimo, no Santa Bárbara; a construção do Canal Cohab/Cohatrac e o Canal do Rio Gangan, este concluído no ano passado.

Agência São Luís
Advertisemen