-->

Mais IDH: 100 mil são atendidos no setor da saúde

Publicidade

Governo investe na atenção básica à saúde nos municípios do ‘Mais IDH’

Cerca de 100 mil pessoas receberam atendimento de saúde no Mutirão ‘Mais IDH’, fruto do Plano de Ações ‘Mais IDH’ instituído pelo governador Flávio Dino em 2015. No início do mês de março do ano passado, durante a realização do programa no município de Fernando Falcão, a equipe da Secretaria de Estado da Saúde (SES) estava concluindo o primeiro dia do mutirão quando foi avisada que uma paciente, moradora do povoado Bom Lugar, a 15 km da sede da cidade, precisava de atendimento médico.
Florisa Mendes de Sousa, durante o atendimento médico realizado em março de 2015, no Mutirão Mais IDH. Secretário Marcos Pacheco, da Saúde, realizou o atendimento. Foto: Aurilene Alencar
"Depois da consulta do doutor no começo do ano, estou bem melhor. Já consigo até varrer o terreiro, devagarzinho. Aqui a gente vive esquecido, só temos o que a roça dá. Há mais de 10 anos não me consultava, me senti importante, sabe?”, conta Florisa Mendes, nove meses depois de receber atendimento médico por meio do Mutirão ‘Mais IDH’.

Sobre a situação atual, o secretário de Estado da Saúde, Marcos Pacheco, comenta que os indicadores de saúde dos municípios maranhenses só mudarão a partir do momento que todas as esferas do poder público – municipais, estadual e federal, somem esforços. “Não adianta só a consulta médica. A atenção básica deve acontecer na prática, com o acompanhamento necessário de todos os agentes públicos. Saúde não se faz só dentro dos hospitais. Nosso dever é evitar que as pessoas precisem dos hospitais”, destacou o secretário.

+GovernoMA 
Advertisemen