-->

Ações do Programa São Luís, Cidade Jardim

Publicidade
A política municipal de recuperação do paisagismo urbano, coordenada pelo Instituto Municipal da Paisagem Urbana (Impur), através do programa "São Luís, Cidade Jardim", amplia as áreas verdes na capital maranhense.

O presidente do Impur, Luiz Carlos Borralho, fez um balanço positivo das ações desenvolvidas através do programa no último ano. "O ano de 2015 foi de muitos avanços na construção do paisagismo de nossa cidade. Por determinação do prefeito Edivaldo, foram realizadas diversas ações na manutenção de praças e logradouros públicos bem como o plantio de árvores em vários espaços beneficiando assim o paisagismo de nossa cidade", afirma ele.
Creche Maria de Jesus. Foto: A. Baêta
Entre as ações desenvolvidas pelo programa no ano passado, destacam-se as reformas das praças Ruy Frazão e Renascer, no bairro Cohab Anil II, das praças Jackson Lago e Verão, no Cohatrac IV, e também a criação de 50 comitês gestores nos bairros: Cohab, Cohatrac, Aurora, Cohama, Coroadinho, Cohajap, Cohaserma, Parque Shalom, Ipase, Forquilha, Jardim Eldorado, Turu e Centro. Cada comitê é formado por moradores dos bairros que atuam de forma conjunta com o Impur, na conservação e preservação das praças.

Para estimular a conservação paisagística de espaços públicos da cidade foram realizados serviços de capina, limpeza, podas, além da supressão (retirada) de cerca de 120 árvores mortas. Foram realizados ainda plantios de 65 mudas de Ipês Amarelos, roxos e brancos na Avenida Leste Oeste, no Cohatrac; 60 mudas na Via Expressa; de palmeira imperial na Praça Nauro Machado, e de ipês próximo ao Mercado das Tulhas. As praças no bairro da Cohab tiveram seus jardins recuperados.

A Prefeitura também entregou para cada um dos cinco vencedores do concurso Portais da Minha Cidade uma premiação no valor de R$ 5 mil. O projeto visa revitalizar as vias de acesso a capital maranhense através da implantação de painéis artísticos com temas relacionados a São Luís. Os trabalhos começarão a ser implantados este ano nas avenidas dos Libaneses (próximo ao Aeroporto Marechal Cunha Machado), Engenheiro Emiliano Macieira (Estreito dos Mosquitos/Estiva), Estrada do Boqueirão (Itaqui Bacanga – Ponta da Espera), Estrada de Ribamar e na Estrada do Araçagi.

Parcerias

Na creche Maria de Jesus Carvalho, na Camboa, foi implantado projeto para a criação de um jardim, que atualmente está sendo ampliado com a instalação de uma horta ecológica, com o apoio financeiro da Cemar, que também é parceira do programa "São Luís, Cidade Jardim". Parceria também realizada com o Sindicato das Indústrias da Construção Civil do Estado (Sinduscon), com apoio a três vertentes do programa, que são a recuperação de praças, de canteiros e a contribuição para o "Fundo do Cidade Jardim", cujos recursos são destinados à execução de trabalhos de manutenção de espaços públicos e a realização de pequenas obras.

Para se tornar parceiro do programa e adotar um espaço público, o interessado deve apenas sinalizar ao Impur, que realizará então uma visita ao adotante e será elaborado um Termo de Cooperação Técnica entre as partes.

Programa

O "São Luís, Cidade Jardim" é um macroprograma de intervenção paisagística que visa transformar os espaços públicos da capital em locais ajardinados e ambientalmente aprazíveis. Estruturado em oito eixos (Jardim da Minha Empresa, Jardim da Minha Escola, Portais da Minha Cidade, Jardim da Minha Casa, Jardim da Minha Rua, Jardim da Minha Praia, Minha Calçada e Minha Árvore), o programa tem como meta, ao fim da gestão, arborizar 20 rotatórias e 40 praças adotadas, além de canteiros centrais em avenidas.
Advertisemen