-->

Ponte desafoga tráfego na Rotatória da Forquilha

Publicidade
A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp), tornará mais eficiente a mobilidade nos bairros Forquilha, Parque Sabiá e São Bernardo e adjacências com a construção de ponte dimensionada. Com ritmo intensificado nas últimas semanas, a obra integra o projeto Interbairros, realização da Prefeitura em parceria com o governo do Estado, que interligará o bairro da Forquilha à Estrada de Ribamar (MA-201).
Foto: Maurício Alexandre
Obra desvia trânsito da rotatória da Forquilha. Foto: Maurício Alexandre
"Esta é mais uma obra, entre tantas outras que estão em execução em nossa cidade em parceria com o governo Flávio Dino. A construção desta interbairros vai contribuir para a fluidez de veículos na Avenida Guajajaras, com o escoamento do tráfego para quem transita no sentido São Cristóvão/Forquilha/Estrada de Ribamar (MA 201). Pela nova rota o motorista terá a opção de chegar a MA 201 sem passar pela rotatória da Forquilha. Além disso, o serviço irá tirar algumas regiões do isolamento, estimular o desenvolvimento do comércio local e promover a melhoria da qualidade de vida da população", recordou o prefeito Edivaldo.

A construção da ponte já tem avançado na execução dos serviços e mantém previsão de entrega para os próximos meses. A obra está na etapa de concretagem que inclui a instalação de estacas pré-moldadas e vigas de coroamento para reforçar a estrutura. Em seguida, será finalizada a colocação do concreto armado. Assim, a estrutura terá capacidade para suportar veículos de grande porte.

Após essa etapa, serão construídas as estruturas de acabamento - guarda-corpo (para separação da área de pedestres), guarda-rodas, calçamento e passeio. "Esse serviço facilitará o acesso a esta área, diminuindo os congestionamentos e servindo como alternativa para motoristas e pedestres", explicou o titular da Semosp, Antônio Araújo.

Localização Estratégica

Composta totalmente em concreto armado, a ponte situada na Rua 10 do bairro Parque Sabiá terá 10 metros de extensão. "Esse ponto foi escolhido por possibilitar a melhor interligação com as demais vias adjacentes", explicou Antônio Araújo. Após a finalização da obra, terão início na região os serviços de requalificação de pistas danificadas, implantação de asfalto em trechos sem pavimentação, sinalização horizontal e vertical e revitalização da iluminação pública.

"Além de dar maior flexibilidade para o tráfego de veículos e pessoas, os serviços contribuirão ainda para estimular o comércio local e a promoção de qualidade de vida da população desses bairros e do entorno", acredita o engenheiro da Semosp, Adriano Gonçalves, coordenador da obra. A obra aliviará ainda o tráfego na Avenida Guajajaras. "Optando por esta nova rota, os condutores não precisarão mais passar pela rotatória da Forquilha e poderão reduzir tempo e evitar engarrafamentos", analisou o engenheiro.

O programa Interbairros consiste em 14 novas conexões de vias no trânsito da capital. O valor total do investimento é de R$ 32 milhões. A ação tem como objetivo criar novas possibilidades de tráfego de veículos para melhorar a mobilidade urbana na capital maranhense.

Carolina Nahuz
Advertisemen